Blog do Prisco
Destaques

Instituto promove pesquisas científicas e treinamentos na área de saúde

O Instituto Baía Sul de Ensino e Pesquisa Dr. Irineu May Brodbeck (IEP) passou a ser considerado entidade de utilidade pública no município de Florianópolis. Criado em 2017 e ligado ao Hospital Baía Sul e à Clínica Imagem, o IEP mantém três núcleos de atuação: um deles focado em inovação e outros dois com atuação centrada em ensino e pesquisa.

“A promoção da pesquisa científica, da educação e da inovação em saúde são essenciais para garantir os melhores cuidados ao paciente e o melhor atendimento à família”, diz a diretora do IEP, Clarisse Lira. Levantamento das ações realizadas mostra, por exemplo, que ocorreram mais de 130 reuniões científicas nos últimos meses. Os encontros abordaram assuntos como cuidado do idoso no pronto atendimento, discussões de casos clínicos em diversas especialidades médicas, integração da radiologia nos protocolos assistenciais, entre outros.

O IEP também desenvolve programas de treinamento de profissionais da área. Já foram realizadas capacitações de equipes de enfermagem, do corpo clínico, da UTI, de finanças, de hotelaria, de Gestão Hospitalar e de diversas outras especialidades.

Em paralelo, o Instituto busca firmar parcerias para o desenvolvimento de pesquisas. Há trabalhos em conjunto sendo realizados com o Hospital do Coração de São Paulo, o Hospital Sírio Libanês, o Instituto Latino Americano de Sepse e instituições de ensino, como a Unisul, que direciona estudantes para programas de internato médico no Hospital Baía Sul ou na Clínica Imagem.