Blog do Prisco
Coluna do dia

Interino tumultua

Interino tumultua

De forma oficial, o presidente interino da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão, do PP do mesmo Estado, atendeu pedido da Advocacia Geral da União e decidiu anular a sessão de impeachment de Dilma Rousseff. Aquela que se estendeu por três dias (de 15 a 17 de abril). Nos bastidores, o grande questionamento que se faz é o seguinte: teria algum  interesse inconfessável definindo a postura do parlamentar do PP? Se sim, isso virá à tona no curso do processo político e do atual momento em que o país vive? Não seria de duvidar.

O fato é que decisão, que parece, à primeira vista, carecer de base legal, tumultua o já deteriorado quadro político brasileiro. O Brasil começou a segunda-feira na expectativa da chegada de um novo governo capitaneado por Michel Temer e na esperança de que possa haver novas perspectivas para o país. Expectativa que pode ter sofrido um golpe, muito embora esteja mais para um factoide do que para ação concreta. Um golpe em um processo legítimo de impedimento. Aliás, o cidadão em tela, Waldir Maranhão, não reúne qualquer condição ética, política, moral e intelectual de pilotar a Câmara dos Deputados.

 

Recursos

Logo depois de divulgada a decisão de Waldir Maranhão, começaram as articulações para que Renan Calheiros simplesmente não acolha a determinação de Maranhão. E evidentemente que o STF será chamado a se pronunciar sobre esta excrescência. Provavelmente para não permitir um golpe. Este sim, verdadeiro.

 

Chique

Waldir Maranhão e Flávio Dino desembarcaram domingo, em Brasília, em jato da Força Aérea Brasileira. Foi o governador comunista quem traçou a estratégia para o golpe do Maranhão.

 

Salvação

Que o STF novamente salve o Brasil! Porque se depender da classe política, o abismo parece não ter fim.

 

Pujança

Autoridades catarinenses costumam dizer que a crise chega aqui depois e vai embora primeiro. Em Chapecó, as lideranças políticas e empresariais estão repetindo o bordão. Só que comparando a cidade em relação ao desempenho do Estado.

Segundo dados de uma pesquisa do Sindicato do Comércio da Região da Chapecó (Sicom), o nível de emprego na cidade está praticamente estável, considerando-se o período de um ano entre março de 2015 e março de 2016. No contexto estadual, houve variação negativa.

 

Robustez

O mesmo raciocínio, salientam o presidente do Sicom, Marcos Antônio Barbieri, e o diretor executivo, Eduardo José Perrone, vale para os indicadores relativos aos níveis de endividamento das famílias e das famílias com contas em atraso. Os números chapecoenses são bem mais robustos do que a média estadual.

 

Avançando

O clima de pré-campanha na Capital é de muitas conversas. Entre todas as correntes partidárias. Nos bastidores, há informações indicando que cresceu substancialmente a possibilidade de a ex-prefeita Angela Amin disputar novamente a prefeitura de Florianópolis.

 

Dúvida

Menos de R$ 5  milhões, dos R$ 55 milhões previstos pelo governo federal, teriam sido repassados para a obra do Centro de Eventos de Balneário Camboriú. Os trabalhos seguem porque o município e o Estado estão bancando as suas partes. Mas uma alta autoridade do turismo estadual revelou à coluna que existe concretamente a possibilidade de paralisação em função da falta de recursos.