Blog do Prisco
Manchete

InvestSC: Governo do Estado se reúne com multinacional de alimentos de pescados

Durante reunião do InvestSC, equipe do Governo de Santa Catarina se reuniu com a CEO da Gomes da Costa, Andrea Napolitano, nesta quinta-feira (29). Na ocasião, a CEO da companhia de alimentos de pescados que faz parte do grupo espanhol Calvo, sediado em Itajaí, falou da importância da indústria da pesca em SC e de como essa empresa líder de mercado quer trabalhar com o Governo do Estado para a melhoria da qualidade da pesca e de vida das comunidades pesqueiras. Abordou ainda sobre a importância da sustentabilidade na indústria da pesca, do tratamento dos resíduos, e que ela está pessoalmente empenhada em trabalhar neste tópico.

“A SDE é a porta de entrada dos empreendedores e setor produtivo. Nosso trabalho é apoiar e incentivar o desenvolvimento sustentável e econômico do Estado, gerando empregos e oportunidades para a população catarinense. Ficamos muito satisfeitos em receber a Gomes da Costa e nos comprometemos de trabalhar com eles na evolução da indústria pesqueira de Santa Catarina”, afirmou o secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), Luciano Buligon.

Para a secretária executiva de Assuntos Internacionais (SAI), Daniella Abreu, é importante esse posicionamento participativo e colaborativo da CEO da Gomes da Costa para trabalhar junto com o Governo de Santa Catarina nas áreas de capacitação, sustentabilidade e desenvolvimento econômico.”

Vídeo sobre a escolha de SC

Nas redes sociais da SAI, a CEO Andrea Napolitano fala sobre os motivos que fizeram com que a empresa escolhesse Santa Catarina para a instalação do seu centro de distribuição, em Itajaí. Dentre eles, destacou a localização ao lado do Rio Itajaí-Açu, onde os fornecedores de pescados podem chegar diretamente na fábrica e, com isso, se tem acesso a um peixe bastante fresco.

Outros fatores indicados foram as parcerias com os governos (estadual e municipal), apoiando projetos sociais, reinvestindo benefícios fiscais em projetos de educação, além do compromisso ambiental. A questão logística também foi citada. A Gomes da Costa fica ao lado da BR-101, o que facilita a distribuição para várias regiões do país. E, por fim, a disponibilidade de mão de obra qualificada.

Segundo Andrea Napolitano, a empresa é a maior produtora de pescados em conserva do Brasil. São três fábricas e um centro de distribuição localizado em Itajaí (SC). Atualmente, emprega 2.700 pessoas na região. Além disso, impactam em mais de 10 mil empregos indiretos. Clique aqui e confira o vídeo.

foto>Monica Foltran, divulgação