Blog do Prisco
Destaques

IP SUL assina contrato de PPP da iluminação pública com a prefeitura de Porto Alegre

Consórcio formado pela Quantum e outras três empresas formalizou parceria em conferência virtual nesta quarta-feira

A prefeitura de Porto Alegre formalizou, nesta quarta-feira 17 de junho, parceria público-privada (PPP) para modernização e manutenção da iluminação pública com o Consórcio IP SUL. O ato oficial foi marcado por uma conferência virtual, com início às 14h, em seu perfil no Facebook. O consórcio é formado pelas empresas Quantum Engenharia (SC), GCE AS (DF), Fortnort Desenvolvimento Ambiental e Urbano (SP) e a STE Serviços Técnicos de Engenharia (RS).
O evento contou com a participação de diversas autoridades, com destaque para o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, o secretário municipal de Parcerias Estratégicas, Thiago Barros Ribeiro, a secretária municipal de Serviços Urbanos Adjunta, Luciane Freitas, o diretor do consórcio, Cláudio Abreu, e o diretor de tecnologia do IP SUL, Alex Novais, que também é gerente de negócios da Quantum.
O prefeito iniciou a live dizendo-se muito feliz com a realização da parceria e destacando os constantes reinvestimento e manutenção que serão feitos na iluminação pública. “É um projeto que faz parte de uma reforma reestruturante e que deixará um importante legado para toda a comunidade”, salientou. O contrato é de 20 anos e a operação iniciará tão logo sejam cumpridos os prazos administrativos iniciados com a assinatura da parceria nesta quarta-feira. Inclusive, nos dois primeiros anos deverá ser feita a troca de todos os cerca de 100 mil pontos de iluminação antiga por lâmpadas de LED. A expectativa é que o trabalho seja iniciado em 90 dias. No entanto, ainda está em andamento o processo de contratação do verificador independente.
Abreu destacou que o plano operacional já está pronto, mesmo que o prazo de entrega seja de 30 dias a contar desta quarta-feira. Também informou que já há equipes em campo cadastrando os pontos de iluminação, com previsão de conclusão desse trabalho já na próxima semana. “O consórcio aplicará o que há de mais moderno no setor”, enfatizou.
Em relação ao ganho de qualidade em luminosidade, Novais ajudou a explicar a diferença da iluminação que será oferecida em Porto Alegre: o índice atual é de 30% da percepção das cores com as atuais lâmpadas comuns, nível que saltará para 70% com a instalação das lâmpadas LED. “E ainda oferecendo economia de cerca de 50% no consumo de energia”, pontou.

Licitação com marco pioneiro

A licitação da PPP da IP de Porto Alegre foi lançada em agosto de 2019, com resultado publicado no Diário Oficial da capital gaúcha em abril de 2020. Foi a primeira parceria público-privada realizada nesses moldes no Rio Grande do Sul e no Brasil licitada na Bolsa de Valores (B3), em São Paulo, e a primeira a ser estruturada pelo BNDES.
Com o contrato, o Consórcio IP Sul assume os serviços de implantação, instalação, recuperação, modernização, melhoramento, eficientização, expansão, operação e a manutenção da rede municipal de iluminação pública da capital gaúcha, numa extensão de 2 mil quilômetros de vias aproximadamente. Isso inclui 48 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas, 645 praças, parques e equipamentos esportivos, 393 postes históricos e iluminação de 56 bens culturais.
“É muito orgulho para a Quantum Engenharia, no ano em que completa seus 30 anos de existência, participar do Consórcio IP SUL, vencedor de uma das maiores PPPs de iluminação pública do Brasil, que teve a participação do BNDES e da Bolsa de Valores. É um projeto que vai proporcionar segurança, conforto e economia a todos os cidadãos de Porto Alegre”, destaca o presidente da Quantum, Gilberto Vieira Filho.

30 anos de atuação no mercado brasileiro

Em 2020, a Quantum Engenharia completa 30 anos no mercado brasileiro, com soluções em Iluminação Pública, Energia Solar e Subestações. Está à frente de grandes projetos de PPPs e Gestão de Iluminação Pública, Redes de Distribuição de Energia Elétrica Subterrâneas e Aéreas, Geração por Sistema Solar Fotovoltaico e Eólico, Subestações e Linhas de Transmissão até 500 kV, Manutenções e Instalações Industriais e Comerciais de Grande Porte, Serviços Comerciais para Concessionárias e Eficientização de Energia Elétrica.
Além do Consórcio IP SUL, a Quantum integra Parcerias Público-Privada (PPP) em Palhoça (SC), via Consórcio QLUZ, e em Ribeirão das Neves (MG), com o Consórcio IP Minas. Ainda, atua com o Consórcio SQE LUZ na manutenção e modernização da iluminação pública nos municípios catarinenses Florianópolis, Blumenau, Indaial, Joinville, São Francisco do Sul e São José, e em Santos (SP), via Consórcio SQF LUZ.
Em Energia Solar, executou a Usina de Tacaratu (PE) com instalação de 35.416 módulo totalizando 11,15 Mwp; assim como o projeto industrial Pontal Têxtil, de Guabiruba (SC), com 648 módulos e potência de geração de 225,7 kWp; e o projeto comercial Sabor do Queijo, de Florianópolis (SC), com 276 módulos de 265 Wp e potência de 73,14 kWp. Ainda, foi a responsável pela execução do projeto da empresa Blukit, em Blumenau (SC), composto por 2.202 módulos fotovoltaicos, resultando na maior usina solar de telhado em Santa Catarina na categoria geração distribuída junto à carga.
A Quantum também foi a responsável pela instalação da iluminação da Ponte Anita Garibaldi, em Laguna (SC), assim como pela modernização da iluminação das Pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Salles, que dão acesso à Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis (SC), e da Avenida Atlântica, na principal praia de Balneário Camboriú (SC).