Blog do Prisco
Coluna do dia

Ir ou não ir?

Líder da oposição no Congresso Nacional, o deputado federal Décio Lima jantou, quarta-feira da semana passada, em Brasília, com o presidente nacional do PDT, ex-ministro Carlos Lupi. Presentes ao encontro também estavam o ex-governador cearense e presidenciável pedetista Ciro Gomes; Rodrigo Minotto, líder do PDT na Alesc; o deputado Gelson Merísio, presidente estadual do PSD; e o presidente do PDT Barriga-Verde, ex-ministro Manoel Maneca Dias. Conversaram muito, mas nada se falou de concreto sobre a possibilidade de Décio Lima migrar do PT para o PDT, levando junto sua esposa, a deputada estadual Ana Paula Lima.

O deputado federal poderia mudar de partido na perspectiva de compor uma majoritária em 2018. Também no contexto da possível candidatura presidencial de Ciro Gomes. Nessa toada, as conversas podem evoluir ali adiante em Santa Catarina, para a possibilidade de coligação com o PSD, ou até mesmo para projetos-solo dos dois partidos no primeiro turno, deixando a parceria e o apoio para o segundo das eleições do ano que vem. O processo sucessório está a pleno vapor e deveras açodados. É um dos reflexos da impossibilidade de o atual governador tentar novo mandato.

 

Leva

O governador concede entrevista coletiva, nesta segunda-feira (20), a partir das 9h30min, no Centro de Ensino da Polícia Militar, em Florianópolis. Colombo vai anunciar a convocação de excedentes do concurso da Polícia Militar. Fala-se que o número de convocados pode passar de 1.000, mas há dúvidas oriundas do impacto financeiro que esta chamada causaria. Desde o início do governo, em 2011, Colombo já chamou 5,1 mil novos policiais militares. O efetivo vai sendo resposto, pois nos últimos anos, muita gente foi para a reserva, criando um vácuo.

 

Sangue novo

Foi assinado, na sexta-feira, o ato de indicação dos dois novos desembargadores do Tribunal de Justiça.  Pela vaga do Ministério Público de SC, o escolhido foi André de Carvalho. E pela lista tríplice da Ordem dos Advogados do Brasil-seção de SC, o indicado foi André Luiz Dacol. Os dois foram os mais votados na relação dos indicados pelo Ministério Público e pela OAB/SC. As indicações serão publicadas no Diário Oficial do Estado no próximo dia 23.

 

Perfil

Jovem, articulado e competente, o advogado André Dacol é o novo desembargador representando os advogados. Entra pelo chamado quinto constitucional, dispositivo que permite à OAB organizar uma espécie de eleição interna de onde saem seis nomes. A lista sêxtupla é submetida ao pleno do Tribunal, que escolhe três nomes. Dacol foi o mais votado entre os desembargadores nesta sexta-feira. Foi, aliás, escolhido por unanimidade: 63 votos. Terminada a votação entre os magistrados, o presidente do TJ, desembargador Torres Marques, foi pessoalmente entregar o ofício ao governador que, de pronto, já assinou a nomeação.

 

Taxativo

Comandante-em-chefe do PSD nacional, o ministro Gilberto Kassab cravou: em Santa Catarina, a meta do partido é ter cabeça de chapa em 2018!

 

Câmara Alta

Raimundo Colombo, depois de deixar muito claro que projeta 2017 como sendo o último de sua era governista, avançou mais um passo. Na presença do próprio Kassab, sexta-feira na Capital, declarou publicamente que seu projeto pessoal é disputar o Senado no ano que vem. A carroça vai andando e as abóboras, se ajeitando.