Cidade projeta receber R$ 1 bilhão referente à cota-parte do imposto estadual
As projeções da Secretaria Municipal da Fazenda indicam que Itajaí deverá arrecadar cerca de R$ 1 bilhão em ICMS em 2026, o maior valor já registrado por um município catarinense.
Ao longo do ano, Itajaí enfrentou desafios relacionados ao ICMS, incluindo o ajuizamento de mandado de segurança no Tribunal de Justiça para questionar o valor adicionado gerado pelo polo de combustíveis sediado no município. Teses semelhantes também foram apresentadas na esfera administrativa junto à Secretaria de Estado da Fazenda. Em ambos os casos, o município obteve decisão favorável, resultado da atuação técnica e qualificada da equipe de auditores fiscais.
“Trabalhamos intensamente desde o início para garantir a receita do ICMS para Itajaí e logramos êxito. O índice de 2026 assegura uma média mais elevada de receita, o que contribuirá para a transição da reforma tributária que ocorrerá ao longo das próximas décadas. É um marco histórico”, enfatiza o secretário municipal da Fazenda, Rodrigo Silveira.
A Secretaria Municipal da Fazenda informa ainda que o equilíbrio fiscal do município foi restabelecido em 2025, com ações de saneamento das contas públicas voltadas a garantir um ciclo robusto de investimentos em infraestrutura para os próximos anos, promovendo um novo período de desenvolvimento e crescimento para Itajaí.








