Blog do Prisco
Destaques

Itapema sanciona lei que cria Carteira de Identificação para crianças com cardiopatia congênita grave

O prefeito Alexandre Xepa sancionou nesta terça-feira (17) a Lei nº 4689/2025, que institui no município de Itapema a Carteira Municipal de Identificação para menores em idade escolar diagnosticados com cardiopatia congênita grave. A nova legislação garante prioridade no atendimento e inclusão social a essas crianças, com respaldo legal e administrativo.

A assinatura aconteceu no gabinete do prefeito e contou com a presença de familiares de crianças com cardiopatia, da secretária de Assistência Social, Íris Bispo, e do vereador João Vitor de Souza (PL), autor do projeto. A proposta foi aprovada por unanimidade na Câmara Municipal.

 

A carteira poderá ser emitida gratuitamente pela Secretaria Municipal de Assistência Social, mediante apresentação de laudo médico com CID compatível, documentos pessoais da criança e comprovante de residência. O documento terá validade mínima de cinco anos e assegura prioridade em serviços públicos e privados, inclusive nas áreas de saúde, educação e assistência social, conforme legislação federal.

O vereador João Vitor destacou o significado prático da nova lei “Obrigado, prefeito Xepa, por sempre ter se colocado à disposição para ajudar. Essa carteirinha é um primeiro passo que pode garantir o cuidado, o socorro. É um pequeno gesto que pode salvar uma vida.”

O prefeito Alexandre Xepa também enfatizou a importância da iniciativa. “Essa é mais uma política pública que coloca o cuidado com as pessoas em primeiro lugar. Essa lei representa dignidade, acolhimento e um passo importante rumo à inclusão.”

A nova lei já entra em vigor, e os efeitos práticos da norma começarão a valer em até 90 dias.

Posts relacionados

Univali abre processo seletivo para profissionais da saúde

Redação

Prefeito de Joinville realiza reunião com nova diretoria do Sindicato dos Servidores

Redação

Prefeito Egidio Ferrari anuncia novo secretário de Administração

Redação