Blog do Prisco
Destaques

Jaraguá do Sul é a primeira cidade de SC a integrar rede nacional de 5G

Prefeito Antídio Lunelli comemorou anúncio, que segue sua linha pela inovação

Cinco cidades brasileiras farão parte do Conecta 5G, projeto da Anatel. Entre elas, uma catarinense, Jaraguá do Sul, – cidade que vem liderando diversos rankings, inclusive o de Gestão Pública Municipal. O anúncio foi feito ontem em evento da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e Ministério das Comunicações (MCom), em Natal, Rio Grande do Norte.
Ao comentar a escolha, o prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, que é pré-candidato ao governo do Estado pelo MDB, ressaltou a importância de o poder público agir para fomentar o desenvolvimento, inclusive o tecnológico. “A inovação abre muitas oportunidades e quem sair na frente conseguirá aproveitar melhor. Para chegar a esse anúncio da instalação da rede de 5G percorremos todo um caminho anteriormente. Mudamos leis existentes, criamos novas, investimos em infraestrutura e formamos um Comitê, o Inova Jaraguá, só para buscar consolidar esse tipo de política pública em parceria com a iniciativa privada”, diz.
Pelo projeto, as antenas de 5G serão colocadas nas luminárias inteligentes, que já existem em Jaraguá do Sul. Esse tipo de internet pode ser até 30 vezes mais rápida que o 4 G, além de gerar a possibilidade de uma série de novas aplicações para o poder público e privado.

Além de Jaraguá do Sul as cidades selecionadas foram: Curitiba (PR); Ceará-Mirim (RN), Petrolina (PE) e Araguaína (TO). O Conecta 5G terá a duração de 36 meses e recursos da ordem de R$ 10,3 milhões, sendo R$ 10 milhões da ABDI e o restante de contrapartida.

foto> Antidio Lunelli em frente ao painel de gestão instalado na Prefeitura. Sistema inovador traz em tempo real dados do município – Divulgação