Blog do Prisco
Coluna do dia

JKB e Augusto Nardes jantam em SP

JKB e Augusto Nardes jantam em SP

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, e o ex-senador e ex-governador catarinense Jorge Konder Bornhausen foram vistos jantando juntos em um restaurante de São Paulo na quarta-feira à noite. O ágape não teria maiores significados se não fossem dois fatores: Nardes é o relator das contas do governo federal do ano eleitoral de 2014 e apontou irregularidades graves no caso das chamadas pedaladas fiscais (quando o governo atrasa pagamentos aos bancos credores para manter benefícios sociais, como o Bolsa-família, em dia). O rombo, apontou a auditoria da corte de contas, pode chegar a R$ 40 bilhões.

O outro fator: JKB é considerado um dos maiores inimigos do PT. Para quem não lembra, na primeira década do século, os petistas fizeram uma campanha para “varrer” o ex-senador do mapa.

O jantar teve como testemunhas o consagrado jurista Ives Gandra Martins e o economista Paulo Rabello de Castro, um dos coordenadores do movimento Brasil Eficiente (o outro é o joinvilense Carlos Rodolfo Schneider).

 

 

Sinalização

O encontro de Nardes e JKB permite prever que o voto do ministro será pela rejeição das contas de Dilma no ano passado. Algo nunca visto antes na história desse país. Também esta semana, Nardes declarou que a responsabilidade pelas pedaladas é da presidente Dilma Rousseff.

 

 

Habeas Lula

Um pedido de habeas corpus, supostamente protocolado por “um cidadão comum” junto ao TRF-4, causou grande alvoroço na mídia e nas redes sociais ontem. O instrumento jurídico se propõe a evitar a prisão do ex-presidente Lula da Silva no âmbito da Operação Lava Jato. O protocolo estava em nome do ex-metalúrgico.

 

 

Não sei de nada

O Instituto Lula e a assessoria do ex-presidente negaram a autoria do pedido, considerado pelo ex-mito como uma “provocação.” Ronaldo Caiado, senador que vem se notabilizando na oposição, começou a divulgação na internet, sugerindo que o pedido indicava que Lula havia sido avisado de sua própria prisão com antecedência.

 

 

 Três vezes Udo

Antes do início da cerimônia que marcou o lançamento do inteligente programa SC+energia, de incentivo à implantação de sistemas para produção de energia renovável, o vice-governador Eduardo Pinho Moreira (PMDB) declarou três vezes, diante de Raimundo Colombo (PSD), que o candidato do PMDB ao governo em 2018 tem tudo para ser o prefeito de Joinville, Udo Döhler.

 

 

Contraponto

Secretário da Casa Civil do Estado, Nelson Serpa, entra em contato para afirmar que considerou muito positiva a  manifestação da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam) a respeito do projeto de lei que propõe a fusão das agências reguladoras, Agesc e Agesan, e a criação de uma terceira, a Aresc.  “Os municípios são titulares de boa parte dos serviços regulados pelas agências e a manifestação da Fecam, nesse sentido, é muito importante”, avalia ele.

 

 

“Avanço”

No embalo do aumento da inflação, do desemprego e da falta de ética e moral, os nobres deputados consignaram mais um aumento. De impostos, é claro. Na madrugada da quinta-feira, eles aprovaram o texto-base do projeto que reajusta as alíquotas incidentes sobre a receita bruta das empresas de 56 setores da economia tupiniquim.