Blog do Prisco
Manchete

João Amin anuncia disposição de disputar prefeitura de Florianópolis

Deputado estadual João Amin confirmou aquilo que se projetava nos bastidores. Em entrevista ao colega Upiara Boschi, do Grupo NSC, o parlamentar anunciou que pretende ser candidato a prefeito de Florianópolis.

Até então, a dúvida era se ele ou sua mãe, ex-prefeita e atual deputada Angela Amin, assumiria a condição de pré-candidatura.

Ainda é cedo, mas o fato de o atual alcaide, Gean Loureiro, estar se movimentando a todo vapor dentro do projeto reeleitoral acaba açodando o processo. Também porque o jovem Amin nada tem a perder. Durante a campanha, estará um pouco além da metade de seu segundo mandato de deputado estadual, depois de ter sido vereador e vice-prefeito.

Vale lembrar, ainda, que o pai de João, atual senador Esperidião Amin, já administrou a Capital. Em duas oportunidades. Entre 1975 e 1978, nomeado pelo então governador Antônio Carlos Konder Reis, e depois já pelo voto direto, entre 1988 e 1990.

A mãe dele, Angela, também governou a cidade por duas vezes de maneira consecutiva (1996 — 2004). Foi a primeira mulher a administrar Florianópolis. Ou seja, se João for candidato de fato, os três políticos do clã terão, em algum momento, sido candidatos à prefeitura da Capital.

Importante registrar, também, que tanto Esperidião quanto Angela perderam uma eleição municipal. E que o próprio deputado estadual já disputou como vice, tendo na cabeça César Souza Junior, e ganhou o pleito de 2012.