Blog do Prisco
Destaques

João Henrique Blasi assume o Governo do Estado interinamente até domingo

O presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, João Henrique Blasi, assumiu nesta terça-feira, 24, o comando do Estado. Ele vai substituir interinamente o governador Jorginho Mello até o próximo domingo, 29. A cerimônia de transmissão do cargo ocorreu na Casa D’agronômica, residência oficial do governador.

Jorginho Mello vai passar os próximos dias em missão oficial no Panamá, buscando investimentos para o estado. O setor de turismo está na pauta, com uma das reuniões marcadas com a Copa Airlines para negociação com a companhia aérea para voos diretos da capital panamenha para Santa Catarina. Vale lembrar que o Panamá é uma conhecida rota de conexão para voos que saem do Brasil para os Estados Unidos. Também vão ser negociados com empresários locais outros tipos de investimentos, como no fundo imobiliário de Santa Catarina, bem como em logística de cargas. Para isso, o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, também estará na comitiva.

“Também vou ver mais outros assuntos com relação aos canais extravasores, dragagem, enfim toda experiência que eles têm pra gente poder aprender um pouquinho com eles aqui pra Santa Catarina”, disse Jorginho Mello. Ele também afirmou que deixa o cargo em boas mãos: “O governador Blasi é um homem capaz, inteligente e bem intencionado e vai fazer tudo que for preciso pra defender a população. Enfim, saio muito tranquilo, o Governo do Estado está em boas mãos”.

:: Confira mais fotos aqui

João Henrique Blasi assume o Governo do Estado por ser o quarto na linha sucessória e pela ausência da vice-governadora Marilisa Boehm, que está em missão no Chile e do presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), deputado Mauro de Nadal, que acompanha o governador Jorginho Mello na viagem ao Panamá.

O governador interino disse que a transmissão do cargo foi uma homenagem ao Poder Judiciário Catarinense, agradeceu a oportunidade e se mostrou pronto para o desafio. “Estaremos à disposição para adotar as medidas que forem necessárias. Vamos avançar na questão de um convênio entre o Executivo e o Judiciário no que diz respeito à questão da judicialização da saúde, ampliando essa rede. Trazendo um modelo pra Santa Catarina que já funciona bem em outros estados da federação”. Blasi também antecipa que nesta quarta-feira, 25, será dado o pontapé inicial no repasse de recursos que foram feitos pela Assembleia, pelo Tribunal de Justiça e pelo Tribunal de Contas para obras de melhorias na Praça Tancredo Neves, a praça dos Três Poderes, na capital de Santa Catarina.

A cerimônia de transmissão do cargo foi prestigiada por inúmeras autoridades. Entre elas, o presidente interino da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Maurício Eskudlark; o presidente em exercício do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Altamiro de Oliveira; o procurador-geral de justiça, Fábio Trajano; o presidente em exercício do Tribunal de Contas de Santa Catarina, José Nei Ascari; o ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça, Jorge Mussi; o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, além de deputados estaduais e secretários de Estado.

Trajetória

O desembargador João Henrique Blasi é natural de Florianópolis. É bacharel em Administração de Empresas pela Esag/Udesc e bacharel em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, assim como especialista em nível de mestrado em Direito Público também pela UFSC. Foi advogado militante, conselheiro seccional e federal da Ordem dos Advogados do Brasil, exerceu os cargos de secretário de Estado da Justiça e de secretário de Estado da Segurança Pública, bem como foi eleito deputado estadual para quatro mandatos. Em novembro de 2007 tomou posse no cargo de desembargador. Em 2019 foi eleito 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Em fevereiro de 2022 assumiu o comando da corte estadual.

Texto: Christiano Vasconcellos/Secom