Blog do Prisco
Destaques

João Joffily Coutinho assume como Defensor Público-Geral

Com o compromisso de continuar o trabalho para fortalecer a Instituição e garantir, cada vez mais, a ampliação e qualidade do serviço prestado às pessoas carentes, João Joffily Coutinho, ex-Subdefensor Público-Geral, assumiu, no dia 13 de janeiro, o cargo de Defensor Público-Geral da Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina.

João Joffily Coutinho é o quarto Defensor Público-Geral a comandar a Instituição.

Em sua trajetória, como Defensor Público do Estado de Santa Catarina desde 2013, foi presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado de Santa Catarina – ADEPESC de 2015 a 2017, vice-presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado de Santa Catarina – ADEPESC de 2017 a 2018, Conselheiro do Conselho Estadual de Direitos Humanos em Santa Catarina, de 2016 a 2020, além de Subdefensor Público-Geral de 2018 a 2020.

O atual Defensor Público-Geral é pós-graduado pela Universidade Estadual do Rio De Janeiro – Uerj e graduado em Direito pela Universidade Cândido Mendes.

Para ele, assumir o cargo máximo da Defensoria Pública de Santa Catarina é motivo de orgulho e de motivação.  “ Uma honra por tudo aquilo que a Defensoria Pública representa para a sociedade, em especial a parcela mais carente, que não tem condições de pagar pelo acesso à Justiça”, afirma.

A prioridade da sua gestão é continuar trabalhando para o crescimento e valorização da Instituição com objetivo de atender a missão constitucional de que a Defensoria Pública esteja presente em todas as 111 Comarcas do nosso Estado até o ano de 2022. “Hoje somos um total de 116 defensoras e defensores. No entanto, os números mostram que parte significativa da população ainda não é assistida pelo nosso serviço, precisamos dar cumprimento ao comando constitucional que determina que todas as comarcas devem contar com o serviço da Defensoria. Mais do que um simples serviço é um verdadeiro direito de toda pessoa necessitada”, avalia.

Para o cargo de SubDefensor Público-Geral da Defensoria Pública de Santa Catarina assume o Defensor Público Anderson de Oliveira Euriques, membro da Instituição desde 2013, graduado em Direito e pós-graduado em Direito Processual Penal pela Univille e pós-graduado em Direito Processual Civil pelo CESUSC.