Blog do Prisco
Manchete

Jorginho cumpre agenda no Alto Vale e promete saúde mais perto da população

Em agenda movimentada neste domingo (28/8) em Rio do Sul, no Alto Vale, Jorginho Mello, candidato do Partido Liberal (PL) ao governo do Estado, reiterou sua prioridade na saúde. Na entrevista para TV Vale Europeu on line, Jorginho revelou estar atento às demandas da região do Vale Europeu, que contabiliza o maior PIB (Produto Interno Bruto) do Estado, para as áreas da saúde, segurança pública, educação, turismo.

A principal delas é a construção de um hospital público regional ou ampliação de financiamentos dos hospitais que já executam o serviço na região. Isso seria possível com a manutenção no Hospital Universitário da Furb com recursos federais e estaduais para atender as demandas de cirurgias da região.

fotos>divulgação

“Conheço bem as necessidades da região. Destinei R$ 4 milhões para o hospital regional para equipar o setor de ressonância  magnética e desafogar a fila por exames”, revelou.

Em seu programa “Saúde mais perto de Você, Jorginho argumenta que não é necessário construir novos hospitais, mas sim aparelhar 21 hospitais públicos regionais para cuidarem de procedimentos de alta e média complexidade. Os hospitais menores serão responsáveis pelo atendimento básico e de menor complexidade. Em Santa Catarina são 173 hospitais do PHC (Plano Hospitalar Catarinense) e 152 hospitais filantrópicos.

O candidato do PL revelou que o atual governador tem mais de R$ 1 bilhão em caixa, e que parte destes recursos vieram do governo federal. “Se ele não resolve o problema da saúde é porque não quer fazer ou não gosta de gente.”

Em relação à segurança pública da região, tema tratado no Manifesto pelo Desenvolvimento do Vale Europeu, lançado no início do mês por prefeitos, vereadores e lideranças políticas da Amve (Associação dos Municípios do Vale Europeu), Jorginho disse que o déficit de policiais reclamado na região é um problema generalizado no Estado.

“Em Santa Catarina, há um policial para cada 704 habitantes. A ONU recomenda que seja um policial para cada 450 habitantes. Ou seja, é necessário abrir mais concursos públicos para aumentar o policiamento ostensivo nas ruas”, afirmou.

“Conheço as demandas desta região, uma terra de pessoas que valorizam o trabalho e que merecem mais atenção do governo estadual. Tenho em mãos o manifesto pelo desenvolvimento daqui e quero contribuir para a mobilidade, lutando pela conclusão da duplicação da BR-470, por mais recursos para a saúde e segurança”.

A agenda de Jorginho na região incluiu ainda encontro com lideranças locais e participação no lançamento da candidatura de Oscar e Jorge Goetten. No sábado à noite, o candidato participou de evento partidário em Florianópolis juntamente com sua vice, a delegada Marilisia, e o candidato a senador Jorge Seif.