Blog do Prisco
Destaques

Jorginho promete garantir colheita para agricultores em evento para prefeitos

Pré-candidato ao governo de Santa Catarina pelo Partido Liberal (PL), o senador Jorginho Mello do PL anunciou que irá criar o ‘Programa Safra Garantida’, que vai assegurar ao agricultor 100% da sua produção. O compromisso foi feito durante a Comac-SC (Congresso de Municípios, Associações e Consórcios de SC) em Florianópolis. 

Pela proposta, o Estado e a União serão responsáveis de 2/3 dos custos da apólice. Assim o agricultor terá o direito de ser indenizado pela seguradora quando o faturamento obtido na safra for menor do que o faturamento garantido. O seguro de faturamento ainda é pouco conhecido no Brasil. Nos Estados Unidos, por exemplo, mais de 90% da área agricultável conta com Seguro Rural.

“Precisamos mostrar a importância do nosso agronegócio, pois a cooperativas agropecuárias são essenciais para o desenvolvimento do agronegócio catarinense. São 46 cooperativas ligadas ao agronegócio e mais de 79,7 mil cooperados. No último ano, o faturamento do setor passou de R$ 47 bilhões em 2021, o que corresponde à 12% do Produto Interno Bruto de Santa Catarina”, ressaltou Jorginho.

Abaixo, outros temas tratados na palestra

 

Saúde

“Vamos melhorar o funcionamento do sistema do PHC (Programa de Hospitais Catarinenses). Hoje, são 173 hospitais que recebem dinheiro do Estado. A proposta é elencar 21 hospitais de referência. Hoje, SC tem 8 hospitais regionais. Ou seja, o Estado vai capacitar mais 13 para facilitar o acesso do catarinense em hospitais para procedimentos de alta e média complexidade. Os hospitais filantrópicos serão reformados, modernizados e equipados para ampliar serviços e desafogar os hospitais de referência. Para zerar a fila no primeiro ano de governo, o Estado vai promover mutirões em unidades de saúde particulares.”

Educação

“Emprego tem, falta mão de obra qualificada. O jovem sai da escola sem uma profissão. Em apenas 6% do estado há ensino técnico profissionalizante. Em SP, por exemplo, são 33% dos municípios.  Vamos criar a Rede ETESC (Escolas Técnicas de Santa Catarina) para oferecer educação técnica e de qualidade para todos os jovens. O jovem do ensino médio vai estudar pela manhã na escola do Estado. No período da tarde, o aluno vai se qualificar na área técnica na rede do Sistema S, que firmará parceria com o Governo do Estado. Cursos focados nas necessidades regionais.”

 

Infraestrutura

“Apenas 10% do Estado tem cobertura de rede trifásica. Isso não combina com Santa Catarina. Vamos fazer o maior investimento da sua história na rede de energia rural: R$ 1,5 bilhões. Serão 12 mil quilômetros de linhas trifásicas. Salto gigante, que vai garantir mais segurança energética ao agronegócio.  menos custos e mais produtividade. Já a situação de 22 SC’s é calamitosa. Prejuízo para os produtores. Estradas rurais abandonadas. Estado tem mais de 54 mil km de rodovias municipais, das quais somente 1.980 km são asfaltadas. Vamos promover o asfaltamento das principais estradas vicinais, visando a interligação entre municípios, criando rotas alternativas de qualidade.”

Posts relacionados

Carol ao Senado

Redação

Com aval de Jorginho, secretário da Casa Civil, Kennedy Nunes, exalta Maurício Peixer como novo líder do Governo na Alesc

Redação

Santa Catarina Lança o Programa “Pet Levado a Sério”

Redação