Blog do Prisco
Destaques

Jorginho promete garantir colheita para agricultores em evento para prefeitos

Pré-candidato ao governo de Santa Catarina pelo Partido Liberal (PL), o senador Jorginho Mello do PL anunciou que irá criar o ‘Programa Safra Garantida’, que vai assegurar ao agricultor 100% da sua produção. O compromisso foi feito durante a Comac-SC (Congresso de Municípios, Associações e Consórcios de SC) em Florianópolis. 

Pela proposta, o Estado e a União serão responsáveis de 2/3 dos custos da apólice. Assim o agricultor terá o direito de ser indenizado pela seguradora quando o faturamento obtido na safra for menor do que o faturamento garantido. O seguro de faturamento ainda é pouco conhecido no Brasil. Nos Estados Unidos, por exemplo, mais de 90% da área agricultável conta com Seguro Rural.

“Precisamos mostrar a importância do nosso agronegócio, pois a cooperativas agropecuárias são essenciais para o desenvolvimento do agronegócio catarinense. São 46 cooperativas ligadas ao agronegócio e mais de 79,7 mil cooperados. No último ano, o faturamento do setor passou de R$ 47 bilhões em 2021, o que corresponde à 12% do Produto Interno Bruto de Santa Catarina”, ressaltou Jorginho.

Abaixo, outros temas tratados na palestra

 

Saúde

“Vamos melhorar o funcionamento do sistema do PHC (Programa de Hospitais Catarinenses). Hoje, são 173 hospitais que recebem dinheiro do Estado. A proposta é elencar 21 hospitais de referência. Hoje, SC tem 8 hospitais regionais. Ou seja, o Estado vai capacitar mais 13 para facilitar o acesso do catarinense em hospitais para procedimentos de alta e média complexidade. Os hospitais filantrópicos serão reformados, modernizados e equipados para ampliar serviços e desafogar os hospitais de referência. Para zerar a fila no primeiro ano de governo, o Estado vai promover mutirões em unidades de saúde particulares.”

Educação

“Emprego tem, falta mão de obra qualificada. O jovem sai da escola sem uma profissão. Em apenas 6% do estado há ensino técnico profissionalizante. Em SP, por exemplo, são 33% dos municípios.  Vamos criar a Rede ETESC (Escolas Técnicas de Santa Catarina) para oferecer educação técnica e de qualidade para todos os jovens. O jovem do ensino médio vai estudar pela manhã na escola do Estado. No período da tarde, o aluno vai se qualificar na área técnica na rede do Sistema S, que firmará parceria com o Governo do Estado. Cursos focados nas necessidades regionais.”

 

Infraestrutura

“Apenas 10% do Estado tem cobertura de rede trifásica. Isso não combina com Santa Catarina. Vamos fazer o maior investimento da sua história na rede de energia rural: R$ 1,5 bilhões. Serão 12 mil quilômetros de linhas trifásicas. Salto gigante, que vai garantir mais segurança energética ao agronegócio.  menos custos e mais produtividade. Já a situação de 22 SC’s é calamitosa. Prejuízo para os produtores. Estradas rurais abandonadas. Estado tem mais de 54 mil km de rodovias municipais, das quais somente 1.980 km são asfaltadas. Vamos promover o asfaltamento das principais estradas vicinais, visando a interligação entre municípios, criando rotas alternativas de qualidade.”