Blog do Prisco
Coluna do dia

Jorginho se fortalece

O senador Jorginho Mello vem fazendo estrago em todas as frentes em Santa Catarina. Estrago em bom sentido para o seu PL. O pré-candidato ao governo vem filiando prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e a última incursão foi na direção do Progressistas, que ele deseja muito ver participando da sua coligação.

O sonho de consumo do senador é ter a deputada federal Angela Amin como vice e o empresário Luciano Hang ao Senado.

Convenhamos. Seria um tripé majoritário de peso, com potencial partidário e político indiscutíveis. Semana passada Jorginho esteve em Tubarão, base político-eleitoral de Moisés da Silva. O governador é natural de Florianópolis, mas fez toda sua vida militar na Cidade Azul.

O prefeito da vez lá é Joares Ponticelli, reeleito com grande desempenho em 2020.

A ideia do senador do PL é poder contar com o Progressistas. Como ele sabe muito bem que Esperidião Amin costuma ficar acenando com sua candidatura ao governo, com aquela tradicional indefinição até a undécima hora, o que dificulta sobremaneira alianças partidárias, Jorginho vai comendo pelas beiradas.

 

No governo

Vale lembrar que o presidente estadual do Progressistas, Silvio Dreveck, está de volta à Alesc pela presença do Altair Silva na Secretaria de Agricultura. A convite do governador, naturalmente.

 

Cortesia

E que o casal Amin é muito bem tratado pelo governador. Muito embora Moisés da Silva esteja namorando com o MDB, que pode até recebê-lo para o projeto de reeleição.

 

Gostinho do poder

O Progressistas, a seu turno, não se faz de rogado. O partido estava oficialmente fora do governo estadual desde a derrota para Luiz Henrique da Silveira, que assumiu em 2003.

 

Longa abstinência

Os progressistas estavam em completa abstinência e estão tomando gosto novamente pelo poder estadual.

 

Federal

Jorginho Mello viu como estratégia se aproximar de Joares Ponticelli, movimento agora consolidado. Caio Tokarski, o vice de Joares, já trocou o PSD pelo PL para ser candidato a deputado federal.

E o prefeito de Capivari de Baixo, Doutor Vicente, cidade vizinha a Tubarão, também assina no PL, saindo do moribundo PSL.

 

Embretada

Joares já avisou que vai completar o mandato. E já sinalizou que vai de Jorginho Mello em 2022. Ou Angela Amin fecha de vice com o senador ou o próprio prefeito de Tubarão também deve embarcar no PL ali adiante, se emancipando da eterna indefinição eleitoral de Esperidião Amin. Inteligentemente, Joares Ponticelli meio que deu uma embretada em Amin no contexto regional.

 

Eleições

De quebra, fortaleceu o sonho do senador do PL, que vai se reforçando e é candidatíssimo ao governo em 2022.

 

Fracasso

Apesar de alguma espuma nas redes sociais, os atos convocados pelo MBL contra Bolsonaro e Lula da Silva, ou seja, pela terceira via, fracassaram em todo o Brasil. Na prática, reuniu meia dúzia de gatos pingados aqui e ali.

 

Terceira via

Uma faixa no ato esvaziado do Rio mostra que a manifestação contra Bolsonaro é uma campanha política para a chamada “terceira via”, com o chamado “nem Lula, nem Bolsonaro”.

No Brasil inteiro, os atos fracassaram e foram esvaziados. Em Salvador, capital da Bahia, por exemplo, menos de 100 pessoas participaram.