Blog do Prisco
Notícias

Jornal diz que SC está no topo e Colombo comemora

O ex-governador e pré-candidato ao Senado Raimundo Colombo comemorou os dados apresentados pelo jornal Folha de S. Paulo, neste domingo, que colocam Santa Catarina como o melhor Estado do Brasil. “Estou orgulhoso como catarinense e também muito fortalecido nesses anos todos de desafios que nós tivemos, de escolhas que nós fizemos”, afirmou Colombo, ao destacar que a matéria repõe algumas verdades sobre os dados do Governo.
A reportagem mostra que os números do Estado ficaram acima da média nacional de maneira consistente. “Com uma economia diversificada, o Estado gera emprego na indústria, em polos como Joinville e Blumenau, no comércio e no campo, além de dar espaço para novas empresas de tecnologia, as chamadas startups, em Florianópolis. A taxa de desemprego de Santa Catarina é a mais baixa do país, 6,3%. O rendimento médio do trabalho é o terceiro do país, atrás do Distrito Federal e de São Paulo”.
A matéria revela, também, que Santa Catarina é o Estado menos desigual do país e que sai do período de crise econômica com indicadores robustos, registrando crescimento do PIB em 2017 de 2,6% contra 1%, de acordo com dados do banco Itaú Unibanco. “Com relação às contas públicas, a dívida do Estado está relativamente sob controle. Equivale a 51% da receita corrente líquida, de acordo com levantamento feito pela economista Vilma Pinto, do Ibre da Fundação Getúlio Vargas. O limite é de 200%”, aponta a reportagem.