Blog do Prisco
Notícias Últimas

Machado vence Prêmio Fatma de Jornalismo

O SBT Santa Catarina foi vencedor do 8° Prêmio Fatma de Jornalismo Ambiental, na categoria telejornalismo. A reportagem produzida por Fernando Machado e Rhuan Fernandes mostrou a soltura de 23 pinguins de Magalhães que, após serem encontrados debilitados em praias do litoral catarinense, foram tratados e puderam retornar para as águas frias da Patagônia. A cerimônia aconteceu na manhã desta quinta-feira (03), em Florianópolis e reconheceu os trabalhos que atentam para a importância da preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável.

O Prêmio Fatma de Jornalismo Ambiental reconhece o trabalho desenvolvido pelo departamento de jornalismo do SBT Santa Catarina, que cresceu muito nos últimos anos e vêm ampliando sua participação nos lares catarinenses. A reportagem “Rota da Sobrevivência – Fatma recupera pingüins de Magalhães” foi produzida com a criatividade e o talento dos profissionais da emissora, demonstrando os cuidados do Centro de Triagem de Animais Silvestres e a forma como os pinguins são acolhidos e devolvidos à natureza, quando restabelecidos.

FErnando Machado
Fernando Machado destaca que por se tratar de uma pauta inusitada, era preciso abordar o tema com um “olhar diferenciado e criativo”. Ele conta que através de um texto solto e informal foi possível interagir com o telespectador, trazendo a perspectiva dos animais e o emocionante momento de sua soltura. Além dos telejornais do SBT SC, a reportagem foi exibida também nacionalmente no SBT. Fernando conta ainda, que o alto nível dos concorrentes ao Prêmio engrandece ainda mais a conquista, que encerra da melhor forma possível o excelente ano do SBT Santa Catarina. “Mostramos que não apenas sangue e sensacionalismo traz audiência. Contar boas histórias ainda vale muito a pena”.

Para Ildiane Silva, diretora de Conteúdo, a premiação é a consolidação de um trabalho feito com seriedade e comprometimento com o público. Ela ressalta que o jornalismo do SBT SC está crescendo e o mercado percebendo essa escalada. “Temos profissionais que começaram a trabalhar em TV conosco, aqui no Grupo SCC, e que hoje tem esse trabalho reconhecido. Estou muito orgulhosa por essas conquistas e por fazer parte dessa história.”, diz.

Sobre o Prêmio
O Prêmio Fatma de Jornalismo Ambiental é destinado a jornalistas que tenham reportagens veiculadas sobre assuntos referentes à preservação do meio ambiente ou exemplos de cases que melhorem o meio ambiente com ações de desenvolvimento sustentável. “Queremos valorizar e incentivar a realização de matérias sobre o meio ambiente em Santa Catarina. É também uma forma de valorizarmos o trabalho da imprensa no estado” afirma o Presidente da Fatma, Alexandre Waltrick.

Foto>divulgação