Blog do Prisco
Notícias

José Dirceu, ex-homem forte de Lula, é preso no DF

Em mais uma etapa da Operação Lava-Jato, com a mobilização de cerca de 200 agentes, a Polícia Federal cumpre, desde às 6h da manhã desta segunda-feira, 40 mandados judiciais (três de prisão preventiva, cinco de prisão temporária, 26 de busca e apreensão e seis de condução coercitiva). Entre os presos, estão o ex-ministro José Dirceu (o homem forte do primeiro governo Lula da Silva) e o irmão dele, Luiz Eduardo Oliveira e Silva.

ZÉ DIRCEU PRESODirceu, que já havia cumprido pena por participação na roubalheira do mensalão, foi detido em casa, na Capital Federal. A Lava-Jato investiga crimes de corrupção passiva e ativa, formação de quadrilha, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro no âmbito do escândalo que detalha o roubo de bilhões da Petrobrás, conhecido como Petrolão.
A prisão do ex-ministro tem caráter preventivo, já o do irmão é provisória, ou seja, expira em cinco dias. Os presos estão sendo levados  para a carceragem da PF em Curitiba.

HISTÓRIA NO PT

A prisão de José Dirceu significa mais um duro golpe para o PT, o petismo e o próprio governo. Ele, ao lado de Lula da Silva, foi o responsável pela construção do partido. Mais. Foi um articulador que levou a legenda ao poder. Não por acaso, era tido como substituto natural do ex-metalúrgico, sendo o primeiro ministro da Casa Civil da era PT. Engolfado pelo escândalo do mensalão, Dirceu foi substituído na pasta por Dilma Rousseff.

Foto: arquivo, divulgação