Blog do Prisco
Manchete

José Thomé vence prêmio nacional de Prefeito Empreendedor, do Sebrae

Premiação reconhece Rio do Sul como melhor projeto na categoria “Cidade Empreendedora”

O prefeito de Rio do Sul, José Thomé, recebeu na noite desta terça-feira (28) em Brasília (DF), o título nacional de Prefeito Empreendedor, conferido pelo Sebrae. Rio do Sul foi a campeã na categoria “Cidade Empreendedora – Região Sul”, uma das oito em disputa do concurso que envolveu cerca de 1,1 mil cidades de todo o país e tinha na etapa final, 182 concorrentes.

Apenas os finalistas em cada categoria por estado estiveram representados na etapa nacional realizada em Brasília. Em 2010, Rio do Sul já havia vencido a etapa catarinense e se classificado para a fase nacional do prêmio na categoria “Desburocratização” mas, na época, não foi a vencedora.

O Prêmio Prefeito Empreendedor busca reconhecer a capacidade administrativa dos gestores públicos que tenham implantado projetos com resultados comprovados de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios nos municípios catarinenses e que tenham trabalhado em prol da modernização da gestão pública.

O prefeito Thomé recebeu o prêmio das mãos do diretor do Sebrae/SC, Luc Pinheiro, e atribuiu a vitória a um trabalho integrado da equipe de governo e de todos os funcionários públicos municipais, junto com os parceiros do Sebrae/SC. “Desde 2017 planejamos e colocamos em prática o Programa Cidade Empreendedora e levamos a sério cada etapa. Vimos a evolução das políticas públicas e sobretudo dos indicadores econômicos mostrando que estávamos no rumo certo. A cidade de Rio do Sul é grata à parceria com o Sebrae e comemoramos muito esse título nacional que reconhece um trabalho contínuo e planejado”, explicou Thomé.

O presidente do Sebrae, Carlos Melles, destacou que o prêmio vem crescendo cada vez mais e estimulando os gestores a buscarem capacitação e melhorias em seus municípios. “São ações do Sebrae que elevam muito a percepção e a visão do desenvolvimento municipal, trazendo a transformação e o entusiasmo necessários para dar uma vida nova às cidades brasileiras”, avaliou, salientando que cerca de 30% dos municípios brasileiros aderiram ao prêmio neste ano.

Programa “Capital de Oportunidades”

A Capital do Alto Vale foi a primeira prefeitura do Estado a aderir ao Programa Cidade Empreendedora em 2017, com apoio e incentivo do Sebrae/SC para buscar melhorias no serviço público através de parcerias para gestão, desburocratização e melhoria no ambiente de negócios. O slogan “Capital de Oportunidades”, nasceu da troca de experiência da gestão municipal e da equipe do Sebrae/SC que buscava dar evidência aos potenciais da cidade de crescimento, desenvolvimento e oportunidades de renda e qualidade de vida em diversos setores.

Rio do Sul nomeou vários projetos como sendo fundamentais para a construção do plano de “Cidade Empreendedora”. Isso envolve atividades em praticamente todas as secretarias de governo. E programas diferenciados como o Saúde do Trabalhador, cursos de capacitação da Padaria Escola, o Programa Emergencial de Auxílio Desemprego (PEAD), o programa CEI 12 Meses e o ensino de disciplinas que promovem a educação educadora foram alguns dos trabalhos destacados e com resultados que podem ser medidos como eficazes.

foto>divulgação