Blog do Prisco
Destaques

Jovens da periferia ganham oportunidade de conhecimento tecnológico e financeiro

PAQ – Hub de transformação e impacto social promove educação tecnológica e financeira para jovens da região periférica de Florianópolis

O Prototipando a Quebrada – PAQ, hub de transformação e impacto social existe desde 2018 na Grande Florianópolis e atua no empoderamento da juventude periférica por meio da educação tecnológica. Neste mês de setembro, a Cooperativa de Crédito Únilos apadrinhou uma turma de 12 jovens que participam do projeto com encontros direcionados para a preparação para o mercado de trabalho na área de tecnologia, e ainda inclui módulos de educação financeira.

“Acreditamos que desenvolver uma consciência financeira desde cedo é um caminho mais tranquilo para estes jovens que estão buscando um espaço, se preparando para o mercado de trabalho, com todo o auxílio do PAQ. Através de um conhecimento básico financeiro é possível tomar melhores decisões, criar novos hábitos e enfrentar os momentos de instabilidade que possam surgir ao longo da vida profissional e pessoal”, destaca André Goulart Coordenador de Relacionamento com o Cooperado Únilos. De acordo com Goulart, apostar no grande potencial que a jovem turma possui é gratificante e segue os princípios cooperativistas que a Únilos tanto acredita. “Transformar a vida de pessoas e de uma comunidade através da educação sempre é uma ótima escolha para contribuir”, destaca.

Jefferson Lima, fundador do PAQ que já beneficiou mais de 540 famílias em situação de vulnerabilidade na região metropolitana de Florianópolis, foi um jovem que precisou ultrapassar um caminho cheio de barreiras, preconceito e luta para mostrar o seu potencial profissional. “Eu também vim da periferia e saber que esses jovens não vão precisar trilhar o caminho cheio de pedras que eu trilhei é muito bom”, diz. O objetivo vai além de ensinar, é também incentivar a interação de empresas da região para que esses jovens sejam vistos e recebam oportunidade de trabalho.

Além de aulas que vão desenvolver e explorar as habilidades comportamentais individuais, os alunos vão conhecer as ferramentas Google e Trello, utilizar os recursos de nuvem, e aprender a utilizar a rede social Linkedin, voltada para a área profissional, onde os usuários mantêm um perfil com atualizações sobre onde estão trabalhando, novas experiências e fazem conexões com outros usuários da mesma área profissional ou com interesses em comum.

Mais sobre o PAQ

O Prototipando a Quebrada é um projeto social periférico de educação tecnológica que acontece nos espaços de sensibilidade social da área metropolitana de Florianópolis desde 2018. Empresas que tenham interesse em adotar basta entrar em contato pelo site https://prototipandoaquebrada.org/

Mais sobre a Únilos

Com 23 anos de atuação, a Cooperativa de Crédito Únilos possui 17 mil cooperados e mais de R$ 198 milhões em ativos, em suas oito unidades de atendimento, nas cidades de Florianópolis, São José e Palhoça. As ações sociais fazem parte da rotina da Únilos dentro das estratégias de relacionamento com os cooperados em prol de uma sociedade mais justa e igualitária.