Blog do Prisco
Coluna do dia

JPK e Napoleão

A coluna já registrou as impressões acerca do possível erro político-eleitoral (as urnas vão mostrar a realidade daqui a 15 dias) envolvendo a união da família Amin e do senador Dário Berger em Florianópolis.

Em Blumenau, terceira maior cidade do estado, ocorre situação semelhante, embora a rivalidade que agora se desfez seja bem mais recente.

Estamos falando da candidatura do ex-prefeito João Paulo Kleinübing (DEM) e o apoio que ele recebe do também ex-mandatário, Napoleão Bernardes (PSD).

O agora pessedista chegou ao Paço justamente na sucessão de JPK, em 2012, quando ele cumpriu o segundo mandato. E bateu o candidato apoio por Kleinübing, o ex-deputado Jean Kühlmann. Quatro anos depois, novamente o embate entre Napoleão e Kuhlmann, sempre respaldado por JPK. E reeleição do prefeito.

Amigos de ocasião

Outro fator neste contexto. O atual prefeito, Mario Hildebrandt (Podemos), que lidera as pesquisas este ano, foi o vice de Napoleão até 2018, quando ele, ainda alistado no PSDB, foi escolhido candidato a vice-governador e renunciou à prefeitura.

Dois contra um

De volta a 2020, Hildebrandt concorre contra os dois ex-prefeitos mais recentes e que eram adversários até este ano: João Paulo Kleinübing, respaldado por Napoleão Bernardes.

O padrinho

Outro componente. JPK é pupilo de Esperidião Amin, que corre o risco de perder na Capital com a esposa e em Blumenau com o afilhado político, entre outras coisas, por esses arranjos difíceis de explicar para o distinto público eleitoral. Vale lembrar também que Kleinübing e Napoleão se enfrentaram nas eleições de 2018, os dois como vice. E, os dois derrotados.

Liderança

O senador Jorginho Mello (PL-SC) é o mais novo vice-líder do governo do presidente Jair Bolsonaro no Congresso Nacional. A indicação foi feita no último dia 26 pelo líder do Governo no Congresso, senador Eduardo Gomes, ao presidente da Casa, Daniel Alcolumbre. Com a entrada do senador catarinense, o governo federal passa a ter dez vice-líderes, escolhidos entre os partidos MDB, PL, Republicanos, MDB, PSD, PP, DEM e PROS na Câmara e no Senado.

Defesa

Segundo o senador Jorginho Mello, sua maior missão é defender as políticas públicas do governo federal no Congresso. “Eu já era um dos que mais votavam com o governo, mas agora como vice-líder vou ter como tarefa ajudar com que matérias de interesse do Governo Bolsonaro sejam votadas e aprovadas. Estou chegando para contribuir ainda mais com esse projeto”, explica Mello.

Turismo

A defesa do transporte turístico no estado conta com novas lideranças, eleitas nesta semana, em assembleia on-line da associação e do sindicato empresarial do setor em Santa Catarina (Aettusc/Sinfrettusc). A equipe agora terá a interlocução junto aos órgãos reguladores, Governo Estadual, Federal e associados, encarando o desafio de auxiliar a retomada do segmento diante da crise decorrente da pandemia da Covid-19. Hermes Artur Klann será o novo presidente, assumindo o mandato no biênio 2020/2022. Seu antecessor, José Marciel Neis, deixa o cargo depois de presidir a associação entre 2018 e 2020.

Pontes

Nem bem tomou posse como governadora interina, Daniela Reinehr, já começou as agendas de contatos institucionais e políticos. Fez bem ao escolher a primeira reunião com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Júlio Garcia.

Na sequência, ela esteve com o presidente do TCE, Adircélio de Moraes. Em poucas horas, ela já demonstrou total disposição para o diálogo e a convivência institucional, algo que Moisés da Silva não parece apreciar nem um pouco.