Blog do Prisco
Destaques

Juliana Pavan busca informações sobre a adequação do Hospital Ruth Cardoso para melhorar o atendimento à população

Na tarde desta terça-feira (02), a vereadora Juliana Pavan (PSDB) reuniu-se com a Secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, em Florianópolis, para discutir questões relacionadas à saúde em Balneário Camboriú.
A pauta incluiu a situação do Hospital Ruth Cardoso, a superlotação da unidade e a possibilidade de repasses mensais de recursos pelo estado para custeio, bem como a ampliação do tratamento do autismo na região.

Hospital Ruth Cardoso

Na reunião, a vereadora tratou dos procedimentos necessários para efetivar o repasse de recursos estaduais e ressaltou a importância do hospital para a região e questionou a secretária sobre a previsão de datas para o início dos repasses de recursos.

Carmen Zanotto informou que já são repassados cerca de 870 mil reais mensalmente ao hospital, através da Política Hospitalar Catarinense e mais R$ 1 milhão de reais, garantidos por meio de bloqueio determinado pela Justiça, a pedido do Ministério Público, como forma de custear os atendimentos prestados a pacientes vindos de outros municípios, e que a Secretaria de Estado da Saúde está trabalhando para solucionar os problemas enfrentados pela unidade hospitalar.

A secretária também explicou que está sendo formada uma comissão para analisar a situação do hospital, realizar a adequação da personalidade jurídica e transformar a unidade de saúde em emergência referenciada, o que possibilitaria o repasse de recursos para o seu custeio.

Segundo Juliana,também ficou acertada também a realização de uma reunião com os municípios da nossa região, para tratar desta questão do atendimento de urgência e emergência realizado pelo hospital.

Atendimento a pessoas com autismo

A vereadora também abordou a ampliação do tratamento do autismo em Balneário Camboriú e solicitou apoio do estado para custear a oferta de mais vagas para o tratamento da síndrome na cidade. Carmen Zanotto concordou com a importância dessa ampliação e afirmou que a Secretaria de Estado da Saúde está trabalhando para ampliar a oferta de vagas para o tratamento dos pacientes na região.

A parlamentar avaliou que a reunião com a secretária Carmen Zanotto foi relevante para a população de Balneário Camboriú, que espera por melhorias no atendimento de saúde na cidade.
“A expectativa é que o estado possa contribuir para a melhoria do atendimento a pacientes com autismo na região e para a qualidade dos serviços prestados pelo Hospital Ruth Cardoso aos pacientes atendidos.”, disse