Blog do Prisco
Manchete

Justiça Federal de SC sob nova direção

A Justiça Federal em Santa Catarina (JFSC) terá nova administração a partir desta quinta-feira (8/7/2021): a juíza federal Erika Giovanini Reupke assumirá a função de diretora do Foro da Seção Judiciária, tendo como vice-diretora a juíza federal Luísa Hickel Gamba. Com a posse, a JFSC terá novamente duas mulheres exercendo a Direção e a Vice-Direção durante o mesmo período, situação que só havia ocorrido uma vez antes, desde 1967. As magistradas substituirão os juízes federais Alcides Vettorazzi e Vilian Bollmann.
Juíza Erika Reupke – fotos>divulgação

O ato de posse acontecerá às 14 horas, na sede da JFSC, em Florianópolis, e terá a coordenação do presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador federal Ricardo Teixeira do Valle Pereira, com a participação do corregedor-regional, desembargador federal Cândido Alfredo Silva Leal Júnior.

Em função dos protocolos sanitários estabelecidos por causa da pandemia de Covid-19, a solenidade será realizada de forma semipresencial, com o comparecimento dos dirigentes do TRF4; dos magistrados que estão deixando e os que estão assumindo a Direção do Foro, com familiares, e de uma restrita equipe de servidores de apoio.

Autoridades federais, estaduais e municipais participarão por plataforma de videoconferência. A cerimônia será transmitida pelo YouTube, neste link.

A nova diretora do Foro será responsável pela gestão de uma estrutura com sedes – varas federais e unidades avançadas – em 22 municípios. Durante o mandato, ela se afastará da jurisdição, para se dedicar integralmente à atividade administrativa. A vice-diretora continua com suas atribuições judiciais, sendo a substituta eventual. Para a Direção da Secretaria Administrativa, foi designado o servidor Luiz Gonzaga da Costa Júnior.

Conheça as novas diretora e vice-diretora do Foro e o novo diretor da DSA:

Erika Giovanini Reupke

Natural de São Paulo (SP), tem 46 anos e é mestranda em Direito Profissional pela UFSC. Tem especialização concedida pela Universidade Lusíada, em Porto (2002) graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997). Leciona na Escola Superior da Magistratura Federal de Santa Catarina e na Escola da Magistratura Estadual de Santa Catarina. É juíza federal da 4ª Região lotada na Segunda Turma Recursal dos Juizados Especiais Federais de Santa Catarina, em Florianópolis, e foi membro da Turma Regional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais no biênio 2017-2019. Foi vice-presidente da AJUFESC (biênio 2007-2009), diretora social da AJUFE (biênio 2010-2012) e diretora social da AJUFESC (2017-2018). É membro do Conselho de Ensino da ESMAFESC nos biênios 2019/2021 e 2021/2022. Recebeu moção de elogio pela coordenação do Cejuscon Regional de Florianópolis e SICOPEM, pela EMAGIS, em 2016 e menção Honrosa no V Prêmio Conciliar é legal, na categoria Juiz Individual, pelo CNJ, em 2015.

Luísa Hickel Gamba

Natural de Florianópolis, tem __ anos e mestranda do Mestrado Profissional em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem graduação em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988). É juíza federal da 4ª Região lotada na Primeira Turma Recursal dos Juizados Especiais Federais de Santa Catarina, de competência Previdenciária. Foi Juíza do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, no biênio 2016-2018; Juíza integrante da Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais, no biênio 2016-2018; Diretora do Foro da Seção Judiciária de Santa Catarina, no biênio 2013-2015; Vice Diretora do Foro da Seção Judiciária de Santa Catarina, no biênio 2011-2013; Presidente da Associação dos Juízes Federais do Estado de Santa Catarina AJUFESC, no biênio 2009-2011; e Procuradora do Estado de Santa Catarina entre 1991 e 1996, atuando na Procuradoria Fiscal. É Professora da Escola Superior da Magistratura Federal do Estado de Santa Catarina – ESMAFESC, nas disciplinas Direito Tributário e Técnica de Sentença Cível. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Tributário e Previdenciário. Coautora do Livro Conselhos de Fiscalização Profissional – Doutrina e Jurisprudência, da Editora Revista dos Tribunais.

Luiz Gonzaga da Costa Júnior

Natural de Joinville, Santa Catarina, tem 41 anos e é graduado em Direito pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2003). Possui especialização em Processo Civil e Novos Direitos, também pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2006). É técnico judiciário na Justiça Federal desde 1998, lotado no gabinete B da 2ª Turma Recursal de Santa Catarina, onde exerce a função de Oficial de Gabinete. Já esteve lotado nas subseções judiciárias de Joaçaba (1998 a 2004), Brusque (2004 a 2014) e Florianópolis (2014 até os dias atuais), onde desenvolveu as funções de Supervisor de Procedimentos Diversos, Oficial de Gabinete de Vara Federal, Diretor de Secretaria Substituto e Oficial de Gabinete de Turma Recursal.