Blog do Prisco
Coluna do dia

Justiça vermelha!

O Judiciário tupiniquim está sob nova direção. Saiu a discreta, porém firme e sem histórico de militância política Cármen Lúcia e entrou um petista de carteira no comando do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli.

De 1993 a 2009, um período de 16 anos, ele saiu de consultor jurídico da CUT, o braço sindical do PT, e chegou a Advogado-Geral da União, nomeado por Lula da Silva. Neste mesmo 2009, Toffolli, que já havia reprovado em dois concursos para juiz substituto no Estado de São Paulo, passou a integrar a seleta corte suprema, composta por apenas 11 ministros.

Chegou ao topo, também nomeado pelo guru do esquerdismo do Sul do mundo. No discurso de posse, na quinta-feira, ele falou bonito, adotando desgastado blábláblá politicamente correto.

 

Discurso e prática

Muito que bem. Agora resta saber na prática como será a condução do Supremo pelos próximos dois anos. Toffoli só está onde está porque teve uma longa trajetória como petista de carteirinha. Não tinha méritos sequer para ser juiz quiçá para integrar e comandar a Suprema Corte. A conferir os desdobramentos e os movimentos da esquerda, sempre tão “zelosa”, pelo menos nos discursos externos, pela Democracia.

 

Haddad em SC

O candidato ao governo de Santa Catarina, Décio Lima, recebeu a ligação do candidato a presidente do partido, Fernando Haddad. O catarinense vai receber o substituto de Lula da Silva na próxima terça-feira, dia 18. Para interlocutores de Décio, a confirmação da agenda do presidenciável é uma sinalização da nacional para a possibilidade do petista catarinense ir para o segundo turno.

 

Educação

Décio e assessores estão definindo detalhes da agenda de Haddad em Santa Catarina. A ideia é trazer o candidato a Joinville e Florianópolis, com eventos voltados à Educação. Fernando Haddad foi ministro da Educação de Lula.

 

Celos

Ex-presidente do Conselho Regional de Economia de Santa Catarina (Corecon-SC), o economista Paulo Roberto Polli é um dos candidatos a assumir a diretoria administrativa-financeira da Celos, a fundação de assistência aos empregados da Celesc. Polli foi funcionário da Celesc por mais de 20 anos, ocupando cargos de diretor regional ou na diretoria econômica.

 

Data

Hoje, Polli é conselheiro do Corecon, do Conselho Federal de Economia (Cofecon) e vice-presidente da Federação Nacional dos Economistas. A definição ocorre dia 19, data que marca os 45 anos de criação da Celos.

 

Décimo terceiro

O governador Eduardo Moreira anunciou o pagamento de mais 25% do 13º salário, gratificação natalina que será depositada no próximo dia 18. Essa segunda parcela vai injetar R$ 203,3 milhões na economia do Estado.

É uma ação que pode ter reflexos eleitorais junto ao funcionalismo público, que anda deveras preocupado com a questão salarial.

 

Sumido

Pinho Moreira não está na linha de frente da campanha de Mauro Mariani. Mas suas ações e seu discurso ajudam o candidato. Mas tem um emedebista que está sumido. É o senador Dário Berger. Até agora, não deu as caras na campanha do MDB.