Blog do Prisco
Destaques

Kleinübing e a aposta no DEM

Há uma leitura de cabeças coroadas da política Barriga-Verde indicando que o deputado federal João Paulo Kleinübing pode ter cometido um sério equívoco ao trocar o PSD pelo DEM.

O próprio Raimundo Colombo aconselhou JPK a não trocar de legenda. Isso porque o parlamentar vai encontrar grande dificuldade no eixo PSD-PP-PSB, que ainda tem o PSDB para compor. Ou seja, não haveria espaço. Com outro agravante. Os tucanos têm o prefeito Napoleão Bernardes, que deve renunciar em Blumenau, como alternativa ao Senado.

Kleinübing também tem base política na cidade do Vale. Evidentemente que a preferência na hora de se acertarem as coligações é do PSDB, partido que tem musculatura no Estado.

Fator Angela

Mas mesmo que os tucanos não estejam com o PSD-PP-PSB, já se cogita o nome da ex-prefeita de Florianópolis, Angela Amin para vice na chapa. E para o Senado, além de Raimundo Colombo, a condução aponta para o nome do empresário e vereador joinvilense Ninfo Köenig, do PSB.

Não haveria espaço para o DEM. E se o PSDB fechar com o PMDB, a preferência na escolha do nome do Vale do Itajaí para o Senado continuaria recaindo sobre Napoleão Bernardes.

Brete

Significa que a situação ficou muito complicada para João Paulo Kleinübing. A pergunta que não quer calar: ele terá coeficiente eleitoral para se reeleger deputado federal? Ao fim e ao cabo, a corda apertou para JPK.

Timing

Com outro agravante, segundo os atentos observadores da cena política estadual. Mudar de partido no ano da eleição, com quase nada de tempo para reunir um time, complica ainda mais a situação de Kleinübing. O DEM não tem deputado estadual. A janela para a troca de partido sem perda do mandato não abriu para vereadores. Resta saber se o presidente do DEM-SC conseguirá atrair prefeitos e outras lideranças para a legenda.