Blog do Prisco
Destaques Notícias

Kleinübing e Capella formam dupla afinada e se destacam neste início de governo Colombo

Aos 79 anos, o médico Murillo Ronald Capella esbanja disposição e capacidade de trabalho mesmo depois de uma carreira profissional e política exitosa. Hoje atuando como secretário-adjunto de Saúde do Estado, ele já foi vice-prefeito de Angela Amin, superintendente da Fundação Hospitalar, secretário municipal em Florianópolis, dirigiu várias entidades de classe, como a Associação Catarinense de Medicina (ACM). Também foi vice-presidente da Associação Brasileira de Medicina (ABM).
Com 50 anos de serviços prestados na área de saúde, Capella é distinguido como o maior formador de líderes do setor no Estado.
Ele traz toda a essa bagagem à gestão de João Paulo Kleinübing na Secretaria de Estado da Saúde. Apesar de jovem (42 anos), Kleinübing já é dono de um extenso currículo na vida pública. Foi deputado estadual e prefeito de Blumenau duas vezes, além de presidente da Eletrosul. Eleito deputado federal agora é secretário de Estado. E mantém um ritmo alucinante de trabalho. Chega às 8h na secretaria e costuma sair às 22h.

Secretários - 17.03.2015 001
A sintonia entre o titular e o adjunto – Kleinübing dedica-se mais às questões administrativas e políticas enquanto Capella recebe delegação e é ouvido nas questões que envolvem os programas de saúde -, mesmo com perfis tão diferentes e a grande diferença de idade, vem chamando a atenção do governador Raimundo Colombo, pois a feição da saúde já começa a mudar. Trata-se de uma missão das mais complicadas, uma vez que praticamente toda a gestão financeira depende do governo federal, que segura a enorme defasagem na tabela de pagamentos do SUS há anos.
Apesar da grande dificuldade, hoje realmente existe uma perspectiva de mudança na saúde pública catarinense.

Foto:divulgação