Blog do Prisco
Manchete

Koerich: a varejista catarinense que passa a investir no B2B para ampliar mercado e fortalecer o segmento no estado

Varejista fundada em 1955 conta com arrojado plano de expansão para a marca: além de novas lojas, investe no fortalecimento das transações financeiras por meio da digitalização e passa a atuar na negociação B2B, abrindo novos mercados e fomentando a economia em Santa Catarina.

A diversificação de mercado sempre foi uma das premissas do empresário Antonio Koerich ao gerir suas empresas. Desde o tempo das fiambrerias, passando pelo primeiro supermercado ao estilo pegue e pague, ao início das operações de varejo, a expansão para mercado de shopping center, construção civil e áreas da tecnologia da informação, a empresa vem abrindo novas frentes de atuação, sempre atenta às necessidades e potencialidades do mercado. Agora em 2023, atenta às necessidades mercadológicas e visando fortalecer o varejo em Santa Catarina, o Koerich passa também a atuar no segmento B2B, com o KASA, um atacado para abastecer o mercado e que irá operar utilizando a logística da varejista.

O KASA chega ao mercado com um portfólio de mais de três mil produtos, com curto prazo de entrega, garantia de procedência e condições especiais de pagamento. Com essa nova operação a empresa investe no relacionamento com o mercado. “Com a credibilidade dos mais de 68 anos no mercado, o KASA reforça o compromisso da empresa em oferecer uma experiência de compra em todos os segmentos. E mais, a chegada dessa nova marca ao mercado possibilita a quebra de barreiras comerciais, aumenta a interatividade e facilita as negociações, fatores que geram resultados extremamente positivos”, explica Eduardo Koerich, diretor comercial do Koerich.

O diretor Eduardo Koerich – fotos>divulgação

Para a ampliação de suas operações a empresa investiu R$ 10 milhões na expansão de seu centro de distribuição, em Biguaçu, com uma nova área de 10 mil metros quadrados, possibilitando um aumento de 50% na armazenagem. Assim, o Koerich investiu em logística, utilizando também a tecnologia desenvolvida pelo KLab, seu laboratório de tecnologia com soluções voltadas para o mercado varejista. Esse movimento possibilitou uma maior negociação com marcas e fabricantes, garantindo um estoque e preços competitivos, abrindo frente para a atuação no segmento B2B. “Para atender as necessidades mercadológicas e fortalecer os varejos em Santa Catarina, o Koerich passa também a atuar no segmento B2B, com o KASA, um atacado para abastecer o mercado. O KASA chega ao mercado com curto prazo de entrega, garantia de procedência e condições especiais de pagamento. Com essa nova operação a empresa investe no relacionamento com o mercado, fortalecendo a economia e possibilitando acesso a grandes marcas com preços acessíveis”, explica Eduardo Koerich, diretor comercial do Koerich. As transações diretas com outros varejos ainda respondem por uma pequena parcela do faturamento da empresa, mas a projeção é que a operação cresça nos próximos anos.

A criação da nova empresa veio com o crescimento das transações realizadas entre a marca mãe e varejos como uma solução para o varejo catarinense. “Temos um grande volume de estoque centralizado em Biguaçu, o que nos permite agilidade na atuação, servindo como uma solução para aqueles varejos que deseja manter um estoque mais baixo, principalmente nas mercadorias de cauda longa, onde o varejo pode operar contando com a infraestrutura e logística de nosso estoque, gerando novos potenciais e impulsionando o varejo e a economia em todo o estado”, explica Eduardo Koerich.

Inicialmente a operação do KASA está focada no estado de Santa Catarina, contudo a empresa já estuda ampliar sua área de atuação no segmento B2B. “A credibilidade de nossa marca nos possibilita a integração com outros varejos no estado e chegar a regiões que ainda não contam com a marca Koerich, de forma indireta, sendo um interlocutor de mercado e gerando oportunidades para o fortalecimento da economia. A diversificação econômica torna Santa Catarina um lugar de oportunidades. Os dados mais recentes mostram que no primeiro trimestre do ano, o Estado foi um dos três que mais gerou vagas de emprego no país, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais, ambos com maior população”, completa Eduardo Koerich.

 Todas as transações contam com suporte da financeira que integra a holding ANK e que desde janeiro deste ano passa a concentrar todos os produtos e serviços no KAB. A financeira do Koerich está na lista das cinco maiores financeiras do país, respaldando todas as operações do grupo. Atualmente as transações via crediário correspondem por 55% do total das operações. “Esse é um movimento crescente em nosso negócio e que é fruto, principalmente do relacionamento que temos com a sociedade, a identificação que buscamos reforçar em todas as nossas ações, resgatando a política de nosso fundador: a cada nova cidade que chegávamos pedíamos licença e convidamos a população para um cafezinho, assinando Koerich, a casa dos amigos. Hoje, essa estratégia também está direcionada para as ações B2B”, completa o diretor do Koerich.

Posts relacionados

Koerich inaugura oitava Mega Loja em Santa Catarina

Redação

Koerich aposta em inteligência artificial em campanha de prêmios

Redação

Koerich inaugura nova era em sua frota com primeiro carro elétrico e reforça compromisso com inovação, sustentabilidade e experiência do cliente

Redação