Blog do Prisco
Manchete

Lagoas de Potecas: Câmara de São José autoriza cessão de área para nova estação de tratamento da Casan

Aprovação da lei autorizativa é o ultimo passo antes da assinatura da ordem de serviço no valor de R$ 280 milhões, que deve por fim ao problema causado pelas atuais lagoas e estabilização

A Câmara de Vereadores de São José autorizou, na tarde desta segunda-feira (4), a cessão de uso de imóvel de 185.151,35m², da Prefeitura de São José, para a Casan (Companhia de Água e Saneamento de Santa Catarina). O local abrigará a nova estação de tratamento de efluentes (ETE(, em substituição às lagoas de estabilização do Bairro Potecas – uma antiga reivindicação da população.

Em contrapartida a Casan devolverá a área das lagoas, integralmente desativadas, que correspondem a 300 mil metros quadrados. Em caso de não realização da obra, o terreno, que fica ao lado das atuais lagoas, retornará ao município.
A presidente da Câmara, vereadora Méri Hang (PSD), lembrou do drama vivido pelos moradores, que há muto esperam por uma solução para o problema das lagoas. Destacou também a importância da ampliação do terreno destinado à nova ETE, para que se permitam ampliações futuras, assim como a melhoria do saneamento básico do município. “

A estrutura atual, além de todos os problemas, já não atende mais as necessidades de São José. Com a nova estação e o fim das lagoas, 75% da capacidade será destinada à nossa São José e 25% para a área continental da Capital”, destacou.
Na última sexta-feira (1), a presidente da Casan, Roberta Maas dos Anjos, informou que a ordem de serviço para a construção da ETE Potecas deverá ser assinada nos próximos dias. Segundo ela, o processo de licitação foi concluído e assinatura da ordem de serviço acontecerá nos próximos dias. O investimento previsto é de R$ 280 milhões. A nova estrutura será construída nos fundos da atual estação (esquina da rua Kiliano Hames com Francisco Torquato Rosa), devendo ser entregue no prazo de dois anos. O termo de cessão ainda prevê, ao encargo da Casan, a recuperação ambiental da área, que ganhará um parque municipal.

foto>CMSJ, divulgação