Blog do Prisco
Notícias Últimas

Lançados dois editais para inovação em mobilidade elétrica

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) está com duas chamadas públicas abertas até 17 de outubro voltadas para inovação em mobilidade elétrica. Podem concorrer pesquisadores das Instituições de Ensino Superior (IES), Centros de Inovação (CI) e startups.

Os dois editais fazem parte de um programa que busca incentivar a utilização da energia elétrica aplicada à mobilidade e acelerar a adoção de veículos elétricos pela sociedade, nos diversos modais. Com isso, o objetivo é reduzir a emissão do CO2 na atmosfera, criando para a economia catarinense uma nova oportunidade diante de um mercado global e contribuindo para o desenvolvimento sustentável do Estado.

O edital 39/2022 é voltado para IES catarinenses, públicas e privadas sem fins lucrativos e os CIs participantes da Rede Catarinense de Centros de Inovação. Os projetos devem apresentar propostas de implantação de Living Labs que contribuam para a resolução de desafios e desenvolvimento de inovações relacionadas à mobilidade elétrica e a implementação de soluções inovadoras para o desenvolvimento urbano inteligente (cidades inteligentes).

Living Labs, conforme o edital, é um espaço físico onde há incubação e recepção de tecnologias e inovação e, com a colaboração de empresas, governo, instituições de ciência, tecnologia e inovação (ICTI), usuários e demais agentes públicos e privados. É um ambiente onde acontecem processos de criação, prototipagem, validação e teste de novas soluções em contextos reais, com desenvolvimento de metodologias e inovação aberta, baseados em uma abordagem sistemática de cocriação, integrando processos de pesquisa e inovação em comunidades reais”.

Serão contemplados até
20 projetos de até R$ 50 mil – 10 de IES e 10 de CIs.

Já o edital 40/2022 é voltado para Startups Catarinenses que queiram apresentar propostas com a finalidade de desenvolver produtos (bens e/ou serviços) ou processos inovadores de base tecnológica, que contribuam para a resolução de desafios relacionados ao desenvolvimento e expansão da mobilidade elétrica em Santa Catarina.

Serão contempladas oito propostas, no valor unitário de R$ 60 mil, sendo uma para cada mesorregião do Estado – Grande Florianópolis, Sul, Norte, Vale do Itajaí, Planalto Serrano e Oeste – e duas escolhidas a partir do ranqueamento geral, independente da região.

Clique aqui para acessar o edital 39/2022: https://fapesc.sc.gov.br/2022/09/22/edital-de-chamada-publica-fapesc-no-39-2022-sc-eletrica-programa-de-apoio-a-implantacao-de-living-labs-para-o-estimulo-a-inovacao-em-mobilidade-eletrica-e-cidades-inteligentes-no-estado-de-santa/

Clique aqui para acessar o edital 40/2022:
https://fapesc.sc.gov.br/2022/09/22/edital-de-chamada-publica-fapesc-no-40-2022-sc-eletrica-programa-de-apoio-a-startups-para-o-estimulo-a-inovacao-em-mobilidade-eletrica-no-estado-de-santa-catarina/