Blog do Prisco
Notícias Últimas

Leci Brandão na campanha de Angela Albino

Deputada estadual em São Paulo pelo PCdoB, Leci Brandão, estará em Florianópolis nesta semana para participar de atividades com os candidatos da coligação Unidade pela Democracia. Um dos compromissos da cantora ao lado de Angela Albino, candidata a prefeita da capital, e do vice Gabriel Kazapi, será a participação em uma roda de conversa sobre cultura, combate ao racismo e intolerância religiosa. O encontro, aberto ao público, acontecerá nesta quarta-feira, 21, a partir das 18h, no Instituto Arco-íris, na Travessa Raticlif.

Além da participação em outras atividades da campanha de Angela e Kazapi, Leci aproveitará a vinda à Florianópolis para falar sobre o disco Simples Assim, seu mais recente trabalho. Leci canta sua história, a política e as desigualdades sofridas pelo povo brasileiro. Muito esperado por fãs e pela própria artista, o trabalho expressa a sofisticação, a simplicidade e o talento grandioso de Leci. O disco contém algumas regravações de sucessos da cantora como Essa Tal Criatura (Leci Brandão), Sabor Açaí (Nilson Chaves/Joãozinho Gomes) e Bate Tambor (Leci Brandão/Zé Maurício), canções de demostram criatividade, gama de ritmos e regionalismos incorporados pela carioca de Madureira e brasileira de coração. Leci também canta pela tradição e ancestralidade, mais uma marca registrada de seu repertório, com Santas Almas Benditas (Clareia) e o Samba Pra Xangô (Ricardo Augusto/Ricardo Raiz).

leci-na-campanha

Leci canta para os morros, pelo povo e pela cultura popular com Deixa Viver (Leci Brandão/D. Santos), canção que homenageia o bairro do Jaçanã, zona norte de São Paulo, mas expressa o cotidiano e a alegria do povo brasileiro; Invasão (Carlos Caetano), uma reflexão profunda sobre a violência nas comunidades, e Super-Herói da Favela (Rodrigo G. Cinco) que registra a vida intensa, porém breve, do “dono do morro”. Leci canta o amor e as relações, verdadeiras crônicas da vida a dois, com Pra Gente Se Encontrar de Novo (Carica/Prateado/Luiz Claudio Picolé) e Com as Graças de Deus (Leci Brandão/Pedrinho Sem Braço). A música de trabalho do disco é Nasci Pra te Amar, composição de seu afilhado Xande de Pilares. Por fim, um destaque para a qualidade e experiência dos músicos, arranjos e produção do trabalho, tudo realizado em poucos meses.

Minibiografia: Leci Brandão

Leci Brandão nasceu no Rio de Janeiro em 12 de setembro de 1944. É cantora, compositora e umas das mais importantes intérpretes de samba da música popular brasileira. Começou sua carreira musical no início da década de 1970, tornando-se a primeira mulher a participar da ala de compositores da Escola de Samba Mangueira, do Rio de Janeiro. Ao longo de sua carreira, gravou 23 álbuns, 2 DVDs, diversas participações, além de constar em muitas coletâneas essenciais da música popular brasileira. Entre 1984 e 1993, Leci foi comentarista dos desfiles das Escolas de Samba do Rio de Janeiro pela TV Globo. Após uma pausa de seis anos, voltou a comentar o Carnaval carioca de 2000 a 2001. Entre 2002 e 2010 comentou os desfiles das Escolas de Samba de São Paulo pela mesma emissora.

 

Em 2004, tornou-se Conselheira da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e membro do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, permanecendo nestes postos por dois mandatos (4 anos). Em fevereiro de 2010, filiou-se ao PCdoB e candidatou-se ao cargo de deputada estadual, tendo sido eleita e reeleita em 2014. Enquanto parlamentar, Leci Brandão se dedica à promoção da igualdade racial, do respeito às religiões de matriz africana e à cultura brasileira, pela inclusão da população negra e indígena, por mais cultura e educação, por saúde de qualidade, pela garantia de direitos dos trabalhadores, da juventude, em especial a pobre e negra, das mulheres e do segmento LGBT.

Agenda da coligação para quarta-feira (21 de setembro)

 

9h – Panfletagem e caminhada no Itacorubi.

 

12h – Abertura Fórum Mundial da Paz – Dia Internacional

 

17h30 – Apresentação de metas do Floripa Te Quero Bem.
18h – Roda de conversa com Leci Brandão no Instituto Arco Íris, na Travessa Ratclif.