Blog do Prisco
--------- Notícias - Lateral

Lei de Carmen Zanotto obriga a divulgação de lista de espera por vaga em escolas e creches 

Entrou em vigor a Lei 14.685/23 que obriga o Poder Público a divulgar a lista de espera por vagas nos estabelecimentos de educação básica da rede de ensino e creches. A norma foi sancionada pelo presidente em exercício, Geraldo Alckmin, na quinta-feira, 21, e  teve origem no Projeto de Lei (PL) 335/2019, de autoria da deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania-SC).

A lei estabelece um marco histórico para atender um antigo pleito das famílias brasileiras que anualmente enfrentam as filas de matrículas, chegando a amanhecer nas portas das escolas e creches pelo Brasil na busca de vagas.

A parlamentar esclarece que é inegável a existência de listas de espera para se alcançar uma vaga nos estabelecimentos de ensino que vão desde a Educação Infantil até o ensino médio, mas que a falta de conhecimento, por parte dos pais, dessas listas e em que ordem e critérios elas se dão, a motivaram apresentar o Projeto de Lei com vistas à transparência e o acompanhamento dos familiares no processo de demanda de vagas.

“O compromisso com a primeira infância, e também o acesso de nossas crianças e adolescentes na rede de educação básica dos municípios é um direito garantido em nossa Constituição, que determina que toda criança e jovem entre 4 e 17 anos deve estar na escola, e esta lei publicada fortalece a transparência ”, destaca Carmen Zanotto.

De acordo com a lei, as listas devem ser divulgadas em ordem crescente de colocação e, sempre que possível, por unidade escolar. Os critérios para a elaboração das listas também devem ser tornados públicos.

Posts relacionados

Juliana Pavan tem apoio de Carol De Toni para Lei de Liberdade Econômica

Redação

Carreata de carros antigos marca sanção da lei da rota do antigomobilismo

Redação

Sancionada lei que disciplina trânsito de máquinas agrícolas nas rodovias estaduais

Redação