Blog do Prisco
Notícias

Leitor questiona aumento no número de desembargadores

Para se pensar a avaliação do do leitor do blog, Hélio Moritz. Ele discorre sobre a proposta, arquivada por ora, de
alteração no duodécimo repassado aos poderes do Estado pelo Executivo. Acompanhe.

“Quando o Sr. Luiz Henrique assumiu pela primeira vez o governo do estado, o TJC tinha 40 desembargadores, mais que suficiente no atendimento das demandas. Ao final do mandato, o TJ aumentou para 50 desembargadores, além das necessidades, pois a Bahia, com população bem superior a SC, tinha bem menos magistrados. O governador LHS se reelege e, ao final do segundo mandato, o TJ passa a contar com surpreendentes 62 desembargadores e mais os adjuntos. Muito mais que suas necessidades. E não só isso, aumenta os repasses (duodécimo) para os demais poderes e Udesc, provocando o caus hoje existente, retirando recursos que faltam na educação, segurança e saúde. Em dois mandatos do Sr. LHS, o TJ aumenta em mais de 50% seus magistrados.
E os catarinenses ganharam o quê com isso? Enquanto isso, a PM tem TJ GREVE DIAS TRABALHADOSdefasagem superior a 5 mil policiais, a Civil 3 mil, com aumento alarmante nos níveis de violência; na educação, são 14 mil professores ACTs, com discussão interminável no pagamento do piso de R$-1.900,00, e a descompactação da tabela do magistério, no maior arrocho que já se viu. A saúde, constantemente na UTI, respingando inclusive na negativa de procedimentos no Plano de Saúde dos Servidores. Essa politica desastrada tem proporcionado vantagens e ganhos salarias elevados para demais poderes,
principalmente magistrados, procuradores e conselheiros, além de servidores e professores da Udesc, chegando ao absurdo de um magistrado ganhar 15 vezes mais o que é pago no piso do professor catarinense, algo impensável nos países membros da OCDE, onde a diferença não ultrapassa 3 vezes.”

Foto: TJSC, arquivo, divulgação