Blog do Prisco
Manchete

Leonardo Lamachia é eleito presidente da OAB/RS com participação recorde de eleitores

A eleição de Leonardo Lamachia à presidência da OAB do Rio Grande do Sul no último dia 22 surpreendeu pelo comparecimento recorde de eleitores às urnas. Com a eleição online, inédita na OAB, 48.198 advogados participaram da votação virtual, o que representa 90,45% dos votantes aptos, percentual que destoa bastante da participação observada em todo o país em eleições anteriores, sempre marcada por altos índices de abstenção.

Lamachia obteve 67,67% dos votos válidos e seu opositor, Paulo Torelly, ficou com 29,24%.
A chapa liderada por Lamachia comemora a vitória e a participação do atual presidente da seccional gaúcha, Ricardo Breier, na próxima diretoria do Conselho Federal da Ordem, que já é dada como certa pelo grupo. A Região Sul do país sempre ocupa uma vaga na diretoria do Conselho Federal. Atualmente a vaga é do Diretor-Tesoureiro da OAB, o paranaense José Augusto Araújo de Noronha.
O formato digital também será adotado na eleição da OAB de Santa Catarina, que ocorrerá amanhã (25), o que torna ainda mais imprevisível o resultado do pleito no Estado. Em eleições passadas os índices de abstenção foram bastante elevados e a tendência de maior participação observada na OAB gaúcha tende a se repetir em Santa Catarina.
Os eleitores que se abstêm de votar geralmente não se interessam pela política da OAB, não participam do dia a dia do sistema. O comparecimento desse contingente às urnas tem sido comemorado pela oposição, que os vê como advogados que não integram a chamada bolha da OAB e não se sentem representados pela instituição.
A oposição tem experimentado crescimento nas últimas semanas em função das seguidas críticas feitas à gestão da candidata de situação, Cláudia Prudêncio, à frente da Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina. O cenário continua incerto.