Blog do Prisco
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LIDE e Lummertz debatem o futuro do Turismo

O presidente da Embratur, Vinicius Lummertz (discursando nas fotos), foi o convidado especial do LIDE SC na tarde desta segunda, 29 de junho, no Hotel Majestic. Wilfredo Gomes, presidente do Grupo de Líderes Empresariais de Santa Catarina, o vice-governador, Eduardo Pinho Moreira, o Secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Filipe Mello, a secretária municipal de Turismo, Zena Becker, e o Diretor do LIDE Turismo Santa Catarina, Nicolas Peluffo, fizeram companhia a Lummertz na mesa diretiva que recebeu o bate-papo “O Turismo como elemento de integração na América do Sul”. O evento contou ainda com a presença do presidente da Santur, Valdir Walendowsky, além de membros do comitê de gestão do LIDE SC.

Wilfredo Gomes abriu o debate apresentando o ilustre convidado e falando sobre a importância de o Turismo ser discutido. O empresário reforçou a presença de Florianópolis no calendário de grandes eventos do país, graças a sua vocação em receber turistas de todo o mundo, sejam de negócios ou de temporada. O presidente do LIDE no Estado ressaltou, porém, que é necessário acordar para esta nova realidade do setor, que está cada vez mais latente e presente na vida dos brasileiros.

VINÍCIUS LUMMERTZ LIDE 2

O POTENCIAL E O ATRASO

As palavras de Wilfredo foram reforçadas pelo presidente da Embratur. Ao assumir o microfone, Vinicius Lummertz falou, principalmente, sobre a importância da descoberta de um novo eixo para a economia de Santa Catarina, que é, definitivamente, o turismo. “Comparado a outros 140 países, o Brasil está em primeiro lugar no mundo em potencial de belezas naturais. Grande parte desta beleza está em Santa Catarina, o que chama inúmeros turistas, especialmente da América do Sul, para o estado. Na contra-mão, estamos na 135ª posição dos países com potencial para se abrir um negócio no setor de turismo. Tais fatos precisam ser levados em consideração e este cenário precisa mudar, definitivamente”. Lummertz falou ainda sobre como a questão política no país deseduca a população, já que ela ainda é baseada na distribuição de favores e isso interfere diretamente na evolução do Brasil. “A mudança precisa vir das camadas mais altas de uma maneira bem simples: é preciso mudar o formato de organização para seguir adiante, buscando a melhor forma de produção”, afirmou o presidente da Embratur.

Lummertz encerrou a tarde com um panorama do turismo no país como um todo. “O turismo gera fluxo de pessoas, integração e movimenta a economia, fatores que são excelentes para o país e precisam ser levados em consideração de uma vez por todas. O fato de o Brasil ser um país ‘informal’ não pode ser confundido com falta de resultado e investimento. Agora é o momento de decidirmos que tipo de posicionamento vamos ter com relação ao setor daqui para a frente, e o que queremos é ver o Turismo como eixo de renovação da economia”, concluiu o presidente da Embratur.

Sobre o convidado

Antes da Embratur, Vinicius Renê Lummertz Silva foi Secretário Nacional de Políticas de Turismo, no Ministério do Turismo, desde setembro de 2012. Ele foi secretário de Turismo, Esporte e Cultura de Florianópolis. Lummertz também foi Secretário de Estado de Articulação Internacional do Governo do Estado de Santa Catarina, de janeiro de 2007 a dezembro de 2010.

Além disso, Lummertz foi Secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão do Governo do Estado de Santa Catarina, (acumulando) durante o ano de 2010; Diretor da Unisul, e membro da Reitoria da Universidade do Sul de Santa Catarina, de janeiro de 2002 a novembro de 2003; Diretor Técnico do Sebrae Nacional, janeiro de 1999 a dezembro de 2002; Presidente da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), de abril de 1997 a dezembro de 2000. 

O atual presidente da Embratur é formado em Ciências Políticas pela Universidade Americana de Paris, fez pós-graduação na Kennedy School, da Harvard University; no IMD de Lausanne, Suíça, e MBA-Executivo na Amana Key, em São Paulo. Atualmente inscrito no Mestrado, Centro de Engenharia e Gestão do Conhecimento, na UFSC, em Florianópolis.

Sobre o LIDE Santa Catarina

Atuando em Santa Catarina desde janeiro de 2013, o LIDE tem 73 empresas filiadas no Estado, entre elas, ACAERT, Associação Comercial de Criciúma, ADI, Albany International, All Entretenimento, Angeloni, Anjo Tintas, Banco BTG Pactual, Banco de Investimentos Credit Suisse, Báscara Investimentos Imobiliários, Betha Sistemas, Brognoli, Calcard, Circulo S/A, Coan Gráfica, Copobras, Cremer S/A, Diário Catarinense, Dimas Comércio de Automóveis, Distlé Distribuição e Logística, Dot Digital Group, Dudalina, Farben, Fiesc, Flex Contact Center, Gasparino Farbo Lebarbenchon Roman Sachet e Marchiori Sociedade de Advogados, GK Company, Grupo Habitasul, Grupo RIC SC, Guerreiro Negócios Imobiliários, Hertz Rent a Car, Hotel Majestic Palace, Intelbras, Jo Cintra Tailor Made Tours, Laranjeiras Operações Portuárias, Lince, Menezes Niebuhr Advogados Associados, Minister Vigilância, Multicorp, Multilog, Neoway, Nest Empreendimentos Imobiliários, Nexxera, Oi, Onewg, Ponta dos Ganchos Resort, Portobello, Prosul, Queiroz Administradora de Imóveis, SBT, Schaeffer Yatchs, Sebrae/SC, Sicoob, Sinepe SC, SPR Investimentos e Participações, Taroii Investments, Taschibra, Têxtil RenauxView S/A, Tractebel, UDESC, Villaggio Grando Boutique Winery e Vivo. Ao LIDE Mulher Santa Catarina estão associadas Água Mineral Santa Rita, Clear Educação, D’vie Joalheria, Lumis Construtora, ICOM, Vida Nova Imóveis, Par Mais Planejamento Financeiro, Procave, Santa Clara, RRS Advogados Associados e Lica Paludo Produções.

Entre os critérios para filiar-se ao LIDE Santa Catarina estão: ser uma empresa líder em seu segmento, praticar a governança corporativa, ter pelo menos um programa de apoio constante no terceiro setor e projetos associados ao meio ambiente.

Fundado em junho de 2003, o Grupo de Líderes Empresariais possui dez anos de atuação. Atualmente, são mais de 1.600 empresas filiadas no Brasil (confirmar informação), que representam mais de 52% do PIB privado brasileiro. O objetivo do Grupo é difundir e fortalecer os princípios éticos de governança corporativa no Brasil, promover e incentivar as relações empresariais e sensibilizar o apoio privado para projetos sociais. Para isso são realizados inúmeros eventos ao longo do ano, promovendo a integração entre empresas, organizações, entidades privadas e representantes do poder público, por meio de debates, seminários e fóruns de negócios. Atualmente, o Grupo conta com Unidades Regionais, Internacionais e Setoriais, presente em 12 estados brasileiros.

Fotos: divulgação