Blog do Prisco
Manchete

LIDE Mulher e o debate que não pode se calar

Na tarde desta terça-feira (30), o LIDE Mulher – Grupo de Mulheres Líderes Empresariais, do LIDE SC, reuniu grandes exemplos femininos para um bate-papo inspirador – inclusive para os homens. Personalidades do mundo dos negócios apresentaram os desafios da mulher em empresas do país, Oriente Médio e mundo sobre a diferença de gêneros em um ambiente, ainda, majoritariamente masculino.
A pandemia alterou a rotina de todos, mas o avanço dos últimos anos em relação ao espaço para lideranças femininas estagnou ou regrediu em muitas empresas. Com o retorno da tripla jornada – lar, filhos em casa e trabalho – a mulher mostrou, mais uma vez, a habilidade de ser multitarefa aliada à maestria e sensibilidade com que gere todos os âmbitos.

Porém, em vez de importantes diferenciais e fortalezas, a realidade mostra uma discrepância ainda maior entre os gêneros. Como, por exemplo, o preconceito diante de um cenário onde desligar uma mulher do trabalho ainda é socialmente mais aceito, como também na falta de apoio à árdua jornada feminina. O evento aborda esta questão urgente e profunda à toda sociedade, não somente ao ambiente empresarial. Afinal de contas, se o homem ainda é visto como provedor do lar, a mulher, além do lar, é provedora da vida. Possui, ainda, todas as competências de gestão necessárias para crescer o patamar das empresas e da economia.

Como disse uma das convidadas, Patrícia Molino, diretora de Cultura e Gestão de Mudanças e Líder do Comitê de Inclusão e Diversidade no Brasil e América do Sul da KPMG, “as lideranças do futuro estão no mundo feminino”. Que este futuro seja realidade em breve.

Junto à Patricia, estavam presentes no evento online a Presidente do WAHI – Comitê de Mulheres da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, Alessandra Frisso, a CEO da Siemens de Omã (Oriente Médio), Young Global Leader do WEF e LinkedIn Top Voice 2020, Claudia Vergueiro Massei, exemplos de força, resiliência e determinação.