Blog do Prisco
Manchete

LIDE SC traz Hans Donner ao Estado

O mago do design e, agora, também arquiteto, apresentou ONNE, sua maior obra relacionada ao tempo, e como levar o conceito inovador às cidades, empresas e marcas.

Hans Donner, um dos designers mais respeitados e visionários do mundo, participou do evento realizado pelo LIDE SC- Grupo de Líderes Empresariais de Santa Catarina – para falar sobre inovação, criatividade e design no Brasil. O jantar-debate aconteceu na Casa Alto Lagoa, em Florianópolis, e contou com a participação de autoridades e líderes empresariais.

Topázio Neto, vice-prefeito da Capital, Donner e o presidente do LIDE-SC, Delton Batista – Fotos>LIDE-SC, divulgação

Na pauta do encontro, foi abordado como a inovação, a criatividade e a tecnologia podem contribuir para a construção de valor de marcas, empresas e cidades. O mago mundial do design hoje transporta o seu estilo único para novas indústrias e plataformas – do mobiliário à arquitetura, além de luminárias, objetos e até obras de arte.

No evento, Hans apresentou sua história, a relação com o Brasil e suas icônicas produções para a TV, que deram projeção mundial a ele e ao país. Falou sobre os projetos atuais e para o futuro, incluindo o “Design do Tempo”. A obra, batizada de ONNE, é considerada revolucionária e descrita por importantes publicações de todo o mundo como a sua maior criação e a “definitiva quebra de paradigma do design”.

“Durante o período de pandemia, pensei, agora vou fazer uma lista de coisas inacreditáveis. Deus criou o tempo e eu vou desenhá-lo. Ninguém tinha feito isso antes e consegui inovar mais uma vez”, contou.

Sua meta atual é levar o know how para tornar as empresas mais inovadoras e construir cidades mais inteligentes. “Confesso que, desde de criança, na Áustria, tinha o sonho de ser arquiteto, e depois de encontrar com Oscar Niemeyer para um projeto, nasceram ideias e incentivo para atuar nesta área. Quero fazer por Santa Catarina, por exemplo, o que eu fiz pela Globo”, concluiu.

Uma das linhas de atuação do LIDE SC é a defesa da importância e implantação das Smart Cities no Estado, cidades inteligentes que reúnem tecnologias e inovação para prover segurança, mobilidade, uso racional de recursos naturais, acesso à educação e serviços para a comunidade de forma interativa e com beleza. “O design será parte fundamental para a visibilidade e atração desse modelo de cidades como locais de investimentos, empreendedorismo e bem-estar”, afirma Delton Batista, presidente do LIDE SC.

“A prioridade do LIDE SC e dos líderes empresariais modernos, hoje, transita pela retomada e aceleração da economia, pelo compromisso com a agenda ESG (responsabilidade social, sustentabilidade e governança corporativa), e com o design, elemento primordial na pauta para o futuro”, complementa Delton.

Durante o evento da Capital, a diretora administrativa da Engie Brasil, Luciana Nabarrete, também apresentou aos líderes presentes o Estímulo 2020, movimento sem fins lucrativos que oferece apoio financeiro e capacitação para pequenos empreendedores catarinenses.

O objetivo do LIDE SC foi também mostrar ao Hans as potencialidades do ecossistema de inovação catarinense. Além de Florianópolis, ele visitou, nesta quarta (26), o Polo Tecnológico do Bairro Planejado Cidade Universitária, de Araranguá, projeto imobiliário que utiliza conceitos de Smart City no Estado.

Depois, em Criciúma, participou de almoço-palestra com empresários e, em seguida, no condomínio La Società San Simone, empreendimento de alto padrão igualmente pensado dentro dos parâmetros de inteligência imobiliária. Em seguida, visitou a Serra Catarinense, para conhecer as potencialidades de inovação ligadas ao turismo e também o condomínio rural Altos da Serra. Todos são assinados pela Weber Empreendimentos, um dos grupos empresariais filiados do LIDE SC.

“Quando falamos em inovação geralmente ligamos isso à tecnologia, mas é algo muito mais amplo e capaz de aglutinar diversas áreas. A partir de agora o design também surge como parte fundamental para a visibilidade e atração de novas oportunidades de investimentos e empreendedorismo nesta cadeia”, finaliza Delton Batista.