Blog do Prisco
Coluna do dia

Liderança consolidada

Ele saiu do PMDB, partido pelo qual foi adversário do hoje deputado João Rodrigues quando este buscava a reeleição a prefeito de Chapecó; alinhou-se ao PSD, embora esteja filiado ao PSB; foi vice na chapa de José Caramori, assumiu definitivamente com a renúncia dele e depois foi reeleito com grande votação, resultado da atuação política. Prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, hoje é quase uma unanimidade na cidade. Além de estar gerindo muito bem a prefeitura (o alcaide costuma acordar de madrugada, tem apetite pelo trabalho e forte capacidade de organização), seu desempenho tem sido exemplar,  bem calibrado, firme e sem ações marqueteiras quando o assunto é a tragédia da Chapecoense.

Logo após a fatídica queda do avião da LaMia, em 29 de novembro de 2016, o prefeito tomou a frente do processo. Na Colômbia, representou de forma exemplar Chapecó, Santa Catarina e o Brasil, ganhando destaque, naturalmente, na mídia nacional e internacional. Pôs mãos à obra e foi incansável para o desembaraço dos corpos e o atendimento aos sobreviventes e parentes das vítimas.

 

2018 e avante

De lá pra cá, culminando com as belas e merecidas homenagens e honrarias de ontem em Chapecó, por ocasião do histórico jogo envolvendo a Chape e o Atlético Nacional da Colômbia, Buligon não só se consolidou como também ampliou e muito sua liderança política no Grande Oeste. Além de excelentes perspectivas para o seu futuro pessoal, o crescimento do prefeito também pode significar um reforço considerável ao projeto majoritário de Gelson Merísio em 2018.

 

Articulação

Secretário Murilo Flores (PSB-Planejamento Estadual) reuniu-se recentemente com o presidente estadual do PSD, Gelson Merísio. Antes de se sentar com o deputado catarinense, Flores fez um roteiro em Brasília, onde esteve com o correligionário e vice-governador de São Paulo, Márcio França, e com o ministro do Meio Ambiente, Zequinha Sarney, do PV. As conversas se encaminham para que tanto os verdes como o PROS se aliem ao projeto majoritário de Merísio, a exemplo do movimento já executado pelo próprio PSB-SC.

 

Tripé

No campo de seu futuro político pessoal, Flores articula uma aliança proporcional envolvendo PSB, PV e PROS. Ele pretende disputar uma cadeira na Câmara Federal baseado neste tripé partidário.

 

Enrolação

A questão econômica e a parca, mas conquistada, estabilidade política sob Temer podem salvar o presidente da degola. Tudo indica que o processo de cassação da chapa Dilma-Temer no TSE pode se arrastar até 2018!

 

Tensão no oficialato

Mais de 150 Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina participaram da mais recente reunião da ACORS. Debateram medidas para evitar aquilo que consideram como interesses políticos interferindo na gestão das corporações. Em nota, os oficiais subscrevem a seguinte frase: “Interferências com fins particulares provocam tensão nos quarteis, comprometem conquistas históricas e, consequentemente, trazem instabilidade e insegurança na prestação de serviços dos militares estaduais”.

 

Desfecho

O longo processo interno envolvendo investimentos que teriam resultado em prejuízos milionários à Fundação Celesc de Seguridade Social (Celos) está perto de um desfecho no âmbito administrativo. Nesta quarta-feira, 5, o conselho da entidade reúne-se para ouvir as defesas, pela via oral, dos envolvidos. Por escrito, o prazo para a apresentação das contrarrazões se encerrou no dia 31 de março.