Blog do Prisco
Notícias Últimas

Lideranças do PT vistoriam obras do contorno viário da Grande Florianópolis

Lideranças do Partido dos Trabalhadores realizaram, na manhã de hoje (15), uma vistoria às obras do contorno viário da Grande Florianópolis. A agenda iniciou com reunião com o superintende de Investimentos da concessionária Arteris Litoral Sul, Marcelo Módulo, e prosseguiu com a visita à obra mais importante em andamento da região.

Entre as lideranças presentes estavam o líder da Bancada do PT na Assembleia Legislativa (Alesc), deputado Fabiano da Luz, o deputado Padre Pedro Baldissera, a vereadora Carla Ayres, o ex-superintendente do DNIT, João José dos Santos, a ex-ministra Ideli Salvatti e representantes da deputada Luciane Carminatti, do deputado Neodi Saretta, do deputado federal Pedro Uczai e presidentes municipais do PT.

Segundo o deputado Fabiano, esta obra foi concessionada ainda no governo Lula, em 2008, com um baixo preço de pedágio, na época chamado de “social” e terá alto impacto na região. “A partir desta vistoria, a proposta é desenvolver ações para cobrar um plano de mobilidade urbana e desenvolvimento econômico para a microrregião, envolvendo o governo do Estado e os municípios”, disse.

Ideli Salvatti destacou que a intenção é debater o sistema viário da microrregião que envolve BRs, concessionárias (do contorno e da BR-101), o governo do Estado com as SCs e os municípios com as suas principais vias. “A sequência deste trabalho é provocar uma discussão e a necessidade de que tudo tem que estar integrado e que as obras dialoguem entre si”, afirmou.

No âmbito da Alesc, foram protocolados pelos deputados Neodi Saretta e Luciane Carminatti requerimento à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) solicitando quais ações estão sendo tomadas para o reposicionamento do trecho que corta o bairro Aririú, em Palhoça, entre a localidade e o contorno viário; e um pedido de informação ao secretário de Estado de Infraestrutura questionando sobre a existência de projetos para a integração das rodovias federais, estaduais e estradas municipais à obra.

A vereadora Carla Ayres apresentou requerimento para a realização de uma audiência pública no âmbito da Comissão de Viação, Obras Públicas e Urbanismo da Câmara Municipal de Florianópolis de forma conjunta com a Comissão de Transportes, Desenvolvimento Urbano e na Comissão de Agricultura e Política Rural da Alesc a respeito da obra do contorno viário.

“O objetivo é buscar informações a respeito da execução do cronograma físico e financeiro da obra, os impactos nos municípios da Grande Florianópolis, além de buscar diálogo e informações sobre a gestão e as responsabilidades a serem compartilhadas após a entrega final”, afirmou a vereadora.

Quando finalizado, o contorno viário da Grande Florianópolis terá 50 km de extensão em pistas duplas, com quatro túneis, sete pontes, 1.163 áreas desapropriadas e investimento total de R$ 3,7 bilhões. Com quase uma década de atraso, o cronograma aponta o fim da obra para fevereiro de 2023, ou seja, 11 anos a mais que o plano inicial da concessionária Arteris Litoral Sul, que venceu a licitação em 2008 e anunciou o prazo final da obra para 2012. O reinício das obras teve início em 2020.