Blog do Prisco
Notícias

Líderes do PMDB acompanham mutirão de cirurgias de cataratas

Em agenda do 15 em Movimento, os principais líderes do PMDB catarinense fizeram questão de acompanhar o mutirão de cirurgias de cataratas, no Hospital da Fundação, e ouvir os setores produtivos das regionais de São Lourenço do Oeste e Quilombo, em São Lourenço do Oeste, nesta sexta-feira (18). O presidente da sigla, deputado federal Mauro Mariani, o vice-governador Eduardo Pinho Moreira, o ex-governador Paulo Afonso, os deputados federais Celso Maldaner e Valdir Colatto, e, estaduais, Valdir Cobalchini e Mauro De Nadal, também concederam entrevista coletiva à imprensa, e destacaram os resultados e a importância da descentralização administrativa.

Junto às lideranças empresárias, o presidente do PMDB, Mauro Mariani, destacou o momento político do Brasil e a importância da atuação consciente na gestão publica. “Hoje não cabe mais o debate de se somos de esquerda ou direita, mas se iremos avançar ou recuar. É preciso ter coragem para enfrentar os desafios da gestão publica com transparência e responsabilidade na busca pela eficiência. Temos de pôr os números na mesa e trazer a população para o debate”, ressaltou.

PMDB cataratas
Valdir Colatto, Eduardo Moreira e ao fundo Mauro Mariani em São Loureço do Oeste

Acompanhados do prefeito Rafael Caleffi, os líderes ouviram as reivindicação locais e conheceram os projetos que estão melhorando a qualidade de vida da população. O mutirão de cirurgias de cataratas, por exemplo, que está em sua segunda etapa, é o primeiro no Estado, garantindo dignidade a quase 800 pessoas, até o momento, de 51 municípios da região. A ação é fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e a iniciativa privada. “São exemplos importantes que garantem mais cidadania à população. Com certeza iniciativas assim terão o nosso apoio”, disse Eduardo Moreira.

Descentralização – O modelo da descentralização administrativa implantado pelo PMDB, no primeiro governo Luiz Henrique, foi defendido pelos líderes, que destacaram obras e ações que beneficiaram toda a região oeste. “Quando o Carlinhos Ecker foi secretário de desenvolvimento regional, aqui, seis dos 13  municípios da região não tinham acesso asfaltado. Hoje com o asfalto batendo na porta das cidades, a produtividade aumentou e a qualidade de vida das pessoas melhorou. A centralização não interessa para os municípios, interessa só a quem quer concentrar o poder. A descentralização é comprovadamente eficiente. Cabe avaliar um novo modelo, atualizado ao momento atual”, destacou Moreira.

A agenda do PMDB no município encerrou com evento partidário, no qual predominou o discurso de unidade. O nome do deputado Mauro Mariani foi reforçado como futuro candidato ao Governo, pelo partido. Ainda na sexta-feira, os líderes seguiram para Xanxarê para novos debates com a sociedade civil organizada.