Blog do Prisco
Manchete

Lockdown da prefeitura escancara cenário eleitoral em Blumenau

O novo decreto de lockdown em Blumenau, editado pelo prefeito Mário Hildebrandt (Podemos), e que vai durar uma semana contada a partir de segunda-feira, 20, também trouxe reflexos políticos imediatos na loura Capital do Vale do Itajaí.

Ainda na segunda-feira, o deputado estadual Ricardo Alba (PSL), gravou um vídeo (assista) atacando a medida do alcaide. Declarou que o caminho é “reforçar os hospitais e não fechar o comércio.”

O cenário em Blumenau vai se firmando com vistas ao pleito municipal de novembro. Além do próprio Hildebrandt, que é candidato à reeleição, Alba sinaliza disposição de entrar na disputa. Ele foi o deputado estadual mais votado nas eleições de 2018.

Neste momento, há ainda outros dois nomes de projeção com disposição para entrar no jogo. Ivan Naatz (PL), outro deputado estadual, que é relator da CPI dos Respiradores, e o ex-prefeito e ex-deputado João Paulo Kleinübing (DEM).

Ou seja, temos o atual prefeito buscando novo mandato; dois deputados estaduais, um com visibilidade em função da CPI e outras ações de oposição ao governo estadual, e outro com o recorde de sufrágios para a Alesc em 2018; e para completar o sobrenome tradicional de Kleinübing, cujo pai também já foi prefeito de Blumenau.

Um quadro que, se concretizado, em termos de projeção de nomes pode suplantar inclusive as disputas em Joinville e Florianópolis.