Blog do Prisco
Manchete

Lula, Décio, o PT e o Sul

O presidente Lula da Silva está vivamente empenhado em melhorar a situação eleitoral do partido e a sua própria no Sul do país.
Não é novidade para ninguém que ele ganhou a eleição de Jair Bolsonaro por pouco mais de 2 milhões de votos e menos de 2% dos sufrágios válidos no pleito passado.
A vitória do petista veio do Nordeste. Somente na Bahia, ele abriu uma frente de 3 milhões de votantes. Mais do que a diferença nacional. O ex-mito perdeu por pouco no Norte e Bolsonaro ganhou também bem no Centro Oeste e no Sudeste. E muito bem no Sul, onde o conservadorismo deu uma lavada na esquerda.
Por isso, a meta do PT é reduzir essa diferença nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Sendo Lula candidato à reeleição em 2026 ou não. É um projeto partidário no contexto eleitoral.

Feito

A escolha de Décio Lima para a presidência do Sebrae nacional faz parte desta engrenagem. Ele chegou ao segundo turno contra Jorginho Mello. Foi o primeiro petista ou candidato de esquerda nos últimos 40 anos a conquistar esta proeza.

Proximidade

Há, portanto, este componente estratégico que envolve a nomeação do catarinense para cargo tão destacado. Também pela sua relação de amizade pessoal com Lula.

Tripé

A ascensão do petista catarinense guarda relação, ainda, como um reconhecimento de sua campanha e do resultado de 2022. Especialmente já projetando 2026.
Décio já foi empossado na proa do Sebrae Nacional e tem mandato até dezembro daquele ano. A entidade é mais representativa do que dois terços dos 37 ministérios da Esplanada.

Comando

O líder da esquerda Barriga-Verde vem deixando transparecer outras duas situações: não vai abrir mão da presidência do PT estadual assim como já se apresenta como pré-candidato a governador no próximo pleito.

Capilaridade

A intenção de Lula da Silva é que o amigo catarinense venha a prestar uma grande ajuda aos PT’s do Paraná, do Rio Grande do Sul e, mais especialmente, de Santa Catarina.

Municipal

Para que o partido e seus candidatos majoritários chegarem fortes em 2026, se faz necessário que o PT ganhe musculatura nas urnas em outubro do ano que vem. Por aqui, a sigla conta com dois deputados federais. Ana Paula Lima, esposa de Décio; e Pedro Uczai, do Oeste. Na Assembleia, são quatro parlamentares, todos reeleitos. Vale lembrar, contudo, que o PL fez 11 cadeiras na Alesc, quase três vezes mais que os petistas.

Anêmico

Quando o assunto é o número de prefeitos e vereadores do PT em SC, o resultado é irrisório. Há pouquíssima representatividade vermelha nas Câmaras e prefeituras estado afora.

Duas frentes

Mesmo presidindo o Sebrae nacional, Décio vai se organizar no contexto da estrutura partidária de modo que o PT efetivamente possa crescer substancialmente nas eleições de 2024.

Alavancagem

Se obtiver êxito, o partido servirá de mola propulsora do projeto nacional, e, também, aqui no estado para nova candidatura de Décio Lima ao governo.

foto>divulgação