Blog do Prisco
Notícias

LUMMERTZ ARTICULA RETOMADA DE CONVÊNIOS PARA CRUZEIROS MARÍTIMOS

O presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinicius Lummertz, reforçou junto ao ministro interino do Turismo, Alberto Alves, o pedido para que o governo federal confirme os convênios com os governos estadual e municipais de Santa Catarina para que o Estado possa ser totalmente integrado aos roteiros de cruzeiros marítimos. A reunião ocorreu nesta terça-feira (13), no Ministério do Turismo, em Brasília, e contou com a presença do governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo. O encontro foi uma sequência de reuniões que aconteceram em Florianópolis, com a presença de Lummertz e do presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar), Marco Ferraz.

“Em Santa Catarina, temos talvez o maior potencial para o setor entre todos os estados brasileiros, potencial esse que também é reconhecido pela iniciativa privada”, resumiu Lummertz. Se todos os portos que já receberam cruzeiros no Estado estiverem em condições adequadas, os navios poderão ter até cinco escalas em Santa Catarina.

De acordo com o presidente da Embratur, em Porto Belo, faltava a construção de uma aduana, mas a obra acaba de ser concluída. Em Itajaí, o problema é a área de manobra, e o governo federal pode auxiliar fazendo a dragagem do Rio. Já em Balneário Camboriú é preciso fazer uma extensão de um píer que já é utilizado por uma marina privada, o que pode também ser feito pelo governo federal. Na capital Florianópolis, disse Lummertz, a situação é mais complexa, pois é preciso se fazer estudos sobre o melhor local. E, em São Francisco do Sul, já foi iniciada a construção de um píer exclusivo para os transatlânticos, mas a obra está parada. Os recursos são do Ministério do Turismo.

“Reconhecemos a importância destas obras e uma das preocupações desse novo governo é dar continuidade às obras já iniciadas como alternativa para o enfrentamento da crise econômica”, comentou o ministro Alberto Alves. O governador de Santa Catarina agradeceu o empenho do ministro e do presidente da Embratur e destacou mais uma vez a importância das obras: “O turismo é muito importante para nosso estado, é uma prioridade para nós e os recursos que os turistas estrangeiros trazem são fundamentais para nossa economia. A vota dos cruzeiros é fundamental”.

Na audiência, o governador Raimundo Colombo também pediu ao ministro do Turismo a garantia de recursos para as obras do Centro de Eventos de Balneário Camboriú. “As obras estão avançando bem e precisamos da manutenção dos recursos do governo federal para que os trabalhos continuem de forma acelerada e nós possamos cumprir o cronograma. Hoje, o ministro nos assegurou que o ministério vai fazer a sua parte, o que para nós é muito importante, porque a participação do governo federal é significativa no total da obra”, destacou Colombo.

Juntos, os investimentos dos governos federal, estadual e municipal na construção do centro de eventos somam R$ 89 milhões. A participação prevista do governo federal é de R$ 55 milhões e a conclusão da obra está programada para 2017.

O presidente da Embratur recordou que esse novo centro de eventos se integra a uma grande rede de equipamentos que podem também ser usados em grandes eventos internacionais. “Estamos entre os países que mais atraem esse tipo de turismo. Com a imagem positiva que fica no País após a realização da Olimpíada e da Paralimpíada, precisamos divulgar mais o Brasil para atrair turistas em todo o mundo. O segmento de eventos é vital para manter a taxa de ocupação dos novos hotéis”, emendou Lummertz.