Blog do Prisco
Notícias Últimas

Lunelli pede medidas em favor dos produtores de leite de Santa Catarina

Setor leiteiro tem enfrentado dificuldades na competitividade com os produtos importados da Argentina e Uruguai

O deputado Antídio Lunelli (MDB) teve aprovada nesta quinta-feira (21) na Alesc uma moção na qual solicita ao Fórum Parlamentar Catarinense no Congresso Nacional e Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a adoção de medidas urgentes para limitar o avanço das importações do leite vindos dos países Argentina e Uruguai e avaliação da possibilidade de prorrogação das dívidas contraídas pelos produtores de leite para investimento e cobertura dos custos de produção.

Com a iniciativa, Lunelli espera a confirmação de suporte do governo federal aos produtores de leite. Em 2023, de acordo com dados do Centro de Inteligência do Leite da Embrapa (CILeite), houve queda na rentabilidade do setor, com pequenos produtores de diversos estados recebendo menos de R$ 1,80 por litro de leite, valor considerado insuficiente para remunerar a atividade. Para a entidade, a alta disponibilidade do leite nas prateleiras, consequência do grande volume das importações, cerca de 183 milhões de litros, causou a queda nos preços do leite nacional e derivados ao longo do ano.

“Precisamos desenvolver mecanismos de proteção aos nossos produtores de leite. Como sempre, como resultado de toda crise, quem mais sofre e acumula prejuízos são os pequenos e médios produtores, cooperativas e pequenos negócios e propriedades rurais. São também, os que mais possuem dificuldades de se reerguer. O ano de 2023 penalizou o setor e é hora de aprender com a crise e adotar medidas para atenuar os danos às nossas economias locais”, defende Lunelli.

Santa Catarina é o quarto maior produtor de leite do país, produzindo cerca de 3 bilhões de litros produzidos por mês. Cerca de 70 mil produtores estão espalhados pelos diversos municípios catarinenses. Desses, aproximadamente 35 mil comercializam para as indústrias de inspeção, sendo o segmento a terceira economia do estado em distribuição de renda aos pequenos agricultores, ficando somente atrás da cadeia produtiva de suínos e aves.