Blog do Prisco
Destaques

Lunelli reivindica linha de crédito especial para empresas atingidas pela chuva em SC

Nesta terça-feira (17), o deputado estadual Antídio Lunelli protocolou na Alesc uma indicação ao Estado, solicitando a liberação de uma linha de crédito com juro zero para as empresas localizadas nas regiões afetadas pelos eventos climáticos das últimas semanas.

Na tribuna, Lunelli destacou que o comércio foi o setor econômico mais prejudicado, mas ressaltou que todos os setores foram atingidos, inclusive a agricultura. Segundo dados da Fecomércio, a redução média no faturamento das empresas catarinenses foi de 35,5%. Mais de 35% dos negócios também precisaram interromper o atendimento aos clientes durante o evento.

“Além do socorro urgente e necessário às pessoas, com liberação de FGTS, abrigos, auxílio na reconstrução das cidades e reforço dos serviços públicos, também precisamos garantir a retomada da economia para que a população catarinense não seja duplamente castigada”, apontou.

O deputado avalia ser urgente a criação de linhas de crédito emergenciais, com o mínimo de exigências e burocracia, para capital de giro ou reforma dos estabelecimentos afetados. “É possível, ainda, verificar a postergação ou o parcelamento de impostos”, comentou.

Por fim, Lunelli chamou a atenção para a falta de investimento em prevenção, pontuando que a missão de quem participa da política é pensar no futuro e garantir que as obras essenciais sejam feitas. “Não tratar essa questão como prioridade é um desrespeito com a vida dos catarinenses”, considerou.

A indicação foi aprovada pelos demais deputados e agora segue para o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda, do Badesc e BRDE.