Blog do Prisco
Destaques

Luto de sete dias pela morte de Colombo Salles

Foto: Solon Soares / Arquivo / AgênciaAL

O governador Jorginho Mello decretou luto oficial de sete dias pela morte nesta terça-feira, 14, do ex-governador Colombo Machado Salles. Colombo Salles morreu em seu apartamento aos 97 anos e deixa a mulher Dayse Werner Salles e três filhos: Marcelo, Bertoldo e Maria José Salles.

“Recebi com tristeza a notícia do falecimento do ex-governador Colombo Machado Salles, aos 97 anos. Salles foi um bom sujeito e um homem de grande espírito público. Sua contribuição para nosso estado deixa um legado que perdurará na história. Decretamos luto oficial de três dias em sua memória. Que Deus conforte a família nesse momento difícil”, disse o governador Jorginho Mello.

Natural de Laguna, Colombo Machado Salles governou Santa Catarina entre 1971 e 1975.

Com o decreto de luto oficial, a Bandeira Estadual fica a meio mastro ou meia-adriça. Portanto, no hasteamento ou arriamento, a mesma deve ser levada inicialmente até o tope para depois descer.

As demais bandeiras, insígnias, estandartes e símbolos permanecem também a meio mastro (exceto a bandeira nacional).

PERFIL

Colombo Machado Salles nasceu em Laguna (SC), no dia 20 de maio de 1926. Formou-se em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Como engenheiro, desempenhou atividades em diversas funções, atuando inclusive no Ministério da Viação e Obras Públicas e como Chefe do 17º Distritos de Portos, Rio e Canais (1956).

No ano de 1964 foi chefe de gabinete do prefeito do Distrito Federal, e assumiu ainda as Secretarias de Governo da Capital, de Serviços Sociais, de Finanças e de Educação e Cultura.

Em Santa Catarina, foi Secretário Executivo do PLAMEG (Plano de Metas do Governo) durante a administração do Governador Ivo Silveira, Governador do Estado de Santa Catarina (1971 – 1975), Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (1983 – 1986), e Professor do Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), aposentando-se no ano de 1992.

O corpo será velado na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, localizada na Rua Dr. Jorge Luz Fontes, n° 310, Centro – Florianópolis/ SC, das 10h às 14h.

A cerimônia de despedida ocorrerá das 14h às 15h, na Alesc, e na sequência o cortejo seguirá até o Cemitério Jardim da Paz, localizado na Rodovia João Paulo, Saco Grande – Florianópolis/SC, onde ocorrerá o sepultamento.