Blog do Prisco
Destaques

Luto na Medicina: Santa Catarina perde o urologista Léo Mauro Xavier, ex-secretário da ACM

A Medicina catarinense está de luto com a morte do Doutor Léo Mauro Xavier, com mais de 65 anos de atuação no estado. Foi o precursor da urologia em Santa Catarina, professor da UFSC e mestre de uma legião de médicos-urologistas. É uma perda irreparável. Além de profissional dos mais gabaritados, Doutor Léo era uma daquelas figuras ímpares da nossa terra, sempre disposto a ajudar e sempre otimista com a vida. Ele integrou a diretoria da Associação Catarinense de Medicina (ACM), que divulgou a nota de pesar abaixo:

“A Associação Catarinense de Medicina (ACM) comunica com grande pesar o falecimento do urologista LÉO MAURO XAVIER, aos 89 anos, ocorrido nesta sexta-feira (dia 09/09/2022), em Florianópolis. O médico foi secretário-geral da ACM durante as gestões do Dr. Zulmar Lins Neves (1959-1961) e Dr. Armando Valério de Assis (1961-1963).

Formou-se em 1957, pela Universidade Federal do Paraná, onde recebeu a Medalha da UFPR e o Prêmio Julio Enz, que constava de uma bolsa para a especialização em Urologia, na Argentina. De volta a Florianópolis, em 1959, foi pioneiro da Urologia e da Cirurgia Urológica em Santa Catarina, trabalhando em diversos hospitais, entre eles o Hospital de Caridade, o Hospital Nereu Ramos, o Hospital Celso Ramos (onde foi diretor-interino), e o Hospital da Universidade Federal de Santa Catarina – HU/UFSC (onde foi vice-diretor). Participou da instalação do Serviço de Prevenção a Doenças Sexualmente Transmissíveis do Departamento de Saúde Pública da Capital, foi professor da Faculdade de Medicina da UFSC e Livre Docente Doutor em Ciências. Foi acadêmico da Academia de Medicina do Estado de Santa Catarina (Acamesc), fundador e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Urologia – Seção de Santa Catarina (SBU-SC), sendo merecedor especial da honraria “Bisturi de Ouro” pela Sociedade Alemã de Cirurgia e Urologia, entre outras.

Imensamente respeitado pelo seu dedicado trabalho científico, pela ética médica e cuidado com o paciente, foi também querido por todos que acompanharam a sua trajetória. Deixa um exemplo de vida e grande saudade aos familiares, amigos e colegas de profissão. A todos, a Diretoria da ACM registra sua solidariedade e homenagem.

ACM – Associação Catarinense de Medicina”

O Figueirense Futebo Cluba também manifestou pesar pela passagem do Dr. Léo:

“Com grande tristeza, comunicamos o falecimento do grande benemérito do Figueirense F.C., professor Doutor Léo Mauro Xavier, ocorrido às 19h00 desta sexta-feira (09), em Florianópolis, onde se encontrava internado.

Na oportunidade apresentamos aos familiares e amigos, em nome do Figueirense Futebol Clube nossos sentimentos de profundo pesar.”

foto>divulgação