Blog do Prisco
Coluna do dia

Mais debate

O senador Paulo Bauer havia comemorado, ontem de manhã, o fato do projeto do qual é relator e que pretende permitir a estados e municípios que vendam ao mercado créditos de dívidas parceladas e já confessadas pelos devedores.

Na reunião de líderes, ficou acordado que a matéria iria  a votação na tarde de terça-feira. Mas vários questionamentos novos surgiram e a proposta voltou para a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. Foi mantida, contudo, a urgência e a relatoria do tucano catarinense.

Na comissão, já se fala em ouvir os governadores sobre o projeto. No relatório de Bauer, os valores arrecadados mediante as operações de securitização devem ser usados, no patamar mínimo de 70%, no pagamento de dívidas públicas ou de fundos de pensão dos próprios estados, municípios ou da União.

 

Explicações

Bauer está dando muitas explicações sobre o projeto, que acabou gerando polêmica. Segundo o senador, a securitização não é uma operação de crédito, uma vez que não vai gerar custos financeiros para os cofres públicos. “É uma transferência, não um empréstimo. Não há obrigação futura para o erário.”

 

Pode surpreender

Considerando o brutal desgaste acumulado nas ultimas semanas pelo candidato do PMDB, Antídio Lunelli, o ex-prefeito Ivo Konell já começa a surgir como azarão à prefeitura de Jaraguá do Sul, cidade que tanto ele quanto sua mulher (Cecilia), já administraram. Konell demonstra que ainda tem fôlego e tenta novo mandato, aproveitando-se do enfrentamento entre o peemedebista e o candidato do PSD, Jair Pedri.

 

Amin na campanha

Deputado Esperidião Amin participou de caminhada com o candidato a prefeito de Tubarão Joares Ponticelli (PP) no sábado. PP e PSD estão unidos na Cidade Azul, disputando contra o ex-prefeito Carlos Stupp (PSDB) e o atual Olavio Falchetti (PT).

 

Governador também

O governador Raimundo Colombo gravou depoimento para programa eleitoral, apoiando Ponticelli e Caio Tokarski (PSD), que mobilizaram apoios de líderes estaduais das siglas, como Jorge Boeira, João Paulo Kleinubing, José Nei Ascari, Ricardo Guidi e o presidente da ALESC, Gelson Merisio. Deka May, que seria o candidato a prefeito, também está junto.

 

Conectados

Os candidatos que compõem a coligação Unidade pela Democracia Angela Albino (PCdoB) e Gabriel Kazapi (PT) apresentam nesta quinta-feira, o plano de governo que pretendem implementar à frente da prefeitura de Florianópolis. O encontro ocorrerá no Clube Novo Horizonte, na Beira-mar Norte a partir das 20h. Numa postura ecologicamente correta, a apresentação do programa será exibida em painel eletrônico e paralelamente o documento será disponibilizado em tempo real nas redes sociais.

 

Setor moveleiro

Em Chapecó, José Caramori firmou contrato Badesc Inovacred com a empresa Móveis Moblare. Contrato que visa promover a inovação na indústria moveleira.

 

Inovação e tecnologia

Os candidatos Luciano Buligon (PSB) e Elio Cella (PR) participaram do bate-papo com os Candidatos à Prefeitura de Chapecó, evento organizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas/CDL Jovem de Chapecó. Buligon reforçou o papel do poder público, umas das ‘pás’ da tríplice hélice do desenvolvimento econômico sustentável. De acordo com o prefeito e candidato à reeleição, “o único caminho a ser trilhado para o desenvolvimento econômico é a tecnologia e a inovação. Estamos indo por ele e vamos intensificar as ações.”