Blog do Prisco
Coluna do dia

Mais do mesmo

A campanha eleitoral na esmagadora maioria dos municípios praticamente ainda não começou. Está muito tímida e a explicação é simples. As “novas” regras têm gerado  muitas dúvidas. E na dúvida, é melhor não ultrapassar. Por um lado, este contexto em tese favorece uma disputa mais limpa, tendendo a ser mais equilibrada.

Por outro, já ficou muito claro que a gambiarra que chamam de minirreforma eleitoral foi feita por políticos profissionais para políticos profissionais. As inúmeras restrições, como a proibição de placas, comícios, a redução dos espaços de rádio e TV, mas, sobretudo, a brusca queda no tempo de campanha e a proibição de doações empresariais favorecem figuras conhecidas, tradicionais, que estão na praça há 20, 30, 40 anos.

É uma realidade que bate de frente com o anseio popular por mudanças. Por desconhecimento e ou por falta de opções, o eleitorado pode acabar votando em figurinhas pra lá de carimbadas. Ou seja, mudaram as regras para tudo continuar como dantes no quartel de Abrantes.

 

Relatoria?

Por causa de rumores de que a relatoria da CPI da Lei Rouanet na Câmara dos Deputados seria entregue ao PT, os deputados responsáveis pela criação da comissão, do DEM, já defendem o nome de João Rodrigues (PSD-SC) para o posto, informa a Coluna do Estadão, nesta sexta-feira, dia 19, publicada no Jornal O Estado de São Paulo.

 

Prestação de contas

O candidato à reeleição à Prefeitura de Joinville pela coligação Juntos no Rumo Certo, Udo Döhler, reforça a agenda da campanha política neste início de campanha. Gravações de programas, lançamento de campanha de candidato à Câmara de Vereadores, reuniões com lideranças empresariais e entrevista à TV Brasil Esperança fazem parte da programação.

 “De agora em diante, até o início de outubro, teremos a oportunidade de prestar contas de nossas realizações e ouvir sugestões dos joinvilenses para nosso segundo mandato”, afirma Udo.

 

Novo desembargador

Rodolfo Cezar Ribeiro da Silva Tridapalli, juiz substituto do Pleno do TRE-SC e juiz de 2º grau do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina (TJSC), foi promovido ao cargo de desembargador nesta quarta-feira (17), pelo critério de merecimento. A indicação ocorreu na sessão administrativa do Pleno do TJSC.

 

Referência

O presidente do TRE-SC, desembargador Cesar Abreu, destacou a justa promoção do colega, reconhecendo também “sua inestimável contribuição à Justiça Eleitoral ao longo de toda sua vitoriosa carreira”.

 

Debate

Representantes da seccional catarinense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SC) e da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) se reuniram na Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), em Florianópolis, para reivindicar a inclusão de um campo específico nos boletins de ocorrência policial quando as situações envolverem pessoas com deficiência.

 

Monitoramento

A medida, que segue orientação do Conselho Federal da OAB, busca facilitar o monitoramento dos níveis de violência e auxiliar na identificação da vítima como pessoa com deficiência, a exemplo do que já ocorre nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Pará.