Blog do Prisco
Coluna do dia

Mais PM’s

Usando o sistema de rádio da Polícia Militar, Raimundo Colombo confirmou a convocação de 1.084 policiais ontem de manhã. O grupo é o do chamado excedente (que havia ficado na fila de espera) do mais recente concurso público realizado para ingresso na corporação. Notícia alvissareira para começar a semana. Os novos PM’s devem ir para as ruas no segundo semestre deste ano. Precisam concluir os treinamentos e procedimentos burocráticos.

Segundo o governador, a Segurança é prioridade absoluta. Junta-se à Saúde, que já havia ganho este status anteriormente. Significa que o último ano da era Colombo será S2 (Ésse ao quadrado). Saúde e Segurança.

O governador avançou no contexto do reforço nesta área tão delicada. Anunciou, também, que no segundo semestre chamará mais policiais civis, agentes para o Instituto Geral de Perícias (IGP), além de abrir novo concurso para fortalecer o Corpo de Bombeiros. Enfim, o Estado reage à escalada da criminalidade em Santa Catarina.

 

Quinteto

Depois do criativo anúncio, o governador concedeu coletiva de imprensa. Também participaram o vice Eduardo Moreira, e os secretários Antônio Gavazzoni (Fazenda), César Grubba (Segurança Pública), João Evaristo Debiasi (Comunicação) e Nelson Serpa (Casa Civil).

 

Frase

“Se não tomarmos essa medida agora (chamar mais de 1 mil PM’s), vamos ter consequências graves lá na frente. Os indicadores de violência têm aumentado. A situação do país é preocupante. A segurança é prioridade absoluta”. Raimundo Colombo.

 

Histórico

Ao convocar 1.084 novos PM’s numa tacada, Raimundo Colombo segue fazendo história. Nunca antes em Santa Catarina um governador chamou tanta gente para a corporação de uma só vez.

 

Critérios

Segundo o comandante-geral da PM, coronel Paulo Henrique Hemm, os novos policiais serão distribuídos pelo Estado de acordo com o aumento populacional, a demanda reprimida e o número de ocorrências. Principalmente nas maiores cidades catarinenses.

 

Destino, Oeste

Embora não possa fazer as indicações para onde vão os valores (cabe aos deputados estaduais tal atribuição), o deputado federal Celso Maldaner (PMDB) pediu ao governador que dê prioridade à região Oeste para a distribuição de recursos do Fundam. O montante estimado para as 295 prefeituras é da ordem de R$ 700 milhões.

 

Elogio

Glauco Côrte, presidente da Fiesc, fez um tremendo elogio público ao deputado Silvio Dreveck (PP), presidente da Alesc. Entre outras coisas, afirmou que o parlamentar tem sido “muito ético e íntegro”. E emendou o empresário: “É um dos parlamentares que mais estão comprometidos com o bem comum”.

 

Sintonia

Não é de hoje que Silvio Dreveck defende que o modelo de Parcerias Público-Privadas (PPP’s) saia do papel em Santa Catarina. Principalmente na questão estrutural, como é o caso das rodovias estaduais e federais que cortam o Estado. O empresariado, em sua maioria, também é entusiasta das PPP’s.

 

Manda Brasa

Em Chapecó, a turma do Manda Brasa se reuniu e uma das palavras de ordem é a renovação, principalmente com vistas a 2020 (eleição municipal). Para o ano que vem, Valdir Collatto deve buscar a reeleição à Câmara Federal, com um vereador concorrendo à Alesc.

 

Modernidade

Governo do Estado lança, nesta terça-feira, o seu novo portal da Transparência.